Volta à ilha em Morro de São Paulo: O melhor dos passeios!

Passeio Volta Ilha Morro de São Paulo
9 minutos para ler

O passeio de Volta à Ilha em Morro de São Paulo, permitirá você conhecer em um dia só, os melhores pontos turísticos do Arquipélago de Tinharé. Se você estiver na região, essa é uma das atividades que não pode deixar de fazer.

A fama de Morro de São Paulo é justa, na vila é possível encontrar opções para todos os gostos, são praias de todos os tipos, ótima infraestrutura hoteleira e festas todos os dias, porém nos arredores também há lugares fantásticos que não podem passar despercebidos. 

A forma mais fácil de conhecer as maravilhas do Arquipélago de Tinharé é fazendo um dos passeios mais falados de Morro, a famosa Volta à Ilha. Com essa excursão você vai visitar os melhores lugares da região e desfrutar de paisagens maravilhosas. Quer saber mais sobre esse passeio? Então leia este post até o final!

Passeio Volta à Ilha em Morro de São Paulo

O passeio Volta à Ilha é um dos mais procurados entre os visitantes de Morro de São Paulo, já que com ele é possível visitar os melhores lugares do Arquipélago de Tinharé em só um dia.

Foi planejado estrategicamente para que os viajantes tenham um amplo panorama das belezas da região e que dessa forma possam desfrutar um pouco de cada um deles.

Se prepare para passar o dia inteiro desbravando o arquipélago em 5 paradas. 

A Volta à Ilha começa na Terceira Praia de Morro de São Paulo de manhã, entre 9h30 e 10h, e retorna aproximadamente às 17h.

Agora você vai entender melhor do dia incrível que te espera quando fizer o passeio.

Pronto para zarpar? 

Vamos lá!

Primeira Parada: Piscinas Naturais

As piscinas naturais são, sem dúvida, um dos atrativos mais esperados da excursão. A primeira parada é feita para desfrutar de 50 minutos nelas.

Você poderá conhecer as piscinas naturais de Garapuá e/ou Moreré, ambas são igualmente belas, mas a decisão de passar em uma delas ou nas duas, dependerá da maré do dia do seu passeio.

Garapuá está localizada na Ilha de Tinharé, a mesma onde está Morro de São Paulo, enquanto Moreré, se encontra na Ilha de Boipeba, uma ilha vizinha.

As piscinas naturais, tanto de Garapuá como de Moreré, são possíveis de apreciar quando a maré estiver baixa, por isso, é algo que não pode ser previsto e dependerá do dia em que você for.

Para essa parada é recomendável, se você tiver, levar snorkel, já que poderá mergulhar ao lado dos belos peixes que habitam nessas águas. Se você não tiver o kit de mergulho, não se preocupe, é possível alugá-lo. Inclusive, se não quiser mergulhar não tem problema, mesmo assim você poderá apreciar a vida marinha graças às águas cristalinas da região. Um espetáculo que você vai amar!

Após um delicioso mergulho nas piscinas naturais você pode desfrutar de uma bebida ou comer algum petisco nos bares flutuantes que há por aqui. São uns espaços peculiares que dão um visual diferente à paisagem, além de servir refrescantes drinks e saborosos petiscos.

Guido Lagosta em Boipeba
Guido – Lagosta em Boipeba

Segunda Parada: Praia da Cueira

A segunda parada do passeio é na Praia da Cueira. Assim como Moreré, também situada na Ilha de Boipeba. A Praia da Cueira será o ponto inicial para uma caminhada opcional que passa pelo vilarejo da ilha com destino à Praia Boca da Barra. Quem não quiser fazer a caminhada pode continuar no barco até Boca da Barra, e assim, aproveitar a praia enquanto espera os passageiros que chegam caminhando.

A Praia da Cueira é extensa e deserta em alguns trechos. A areia clara está rodeada de coqueiros por toda sua extensão, uma bela sombra que ajuda a se proteger do sol. Seu delicioso mar tem águas cristalinas e pequenas ondas, Cueira é considerada a melhor praia para o banho na Ilha

Na praia há algumas barracas que servem comidinhas locais, entre elas, está a famosa Barraca do Guido, muito conhecida na região pela sua saborosa lagosta. 

É precisamente nesse ponto que começa a caminhada. Acompanhados por um guia local, os visitantes vão em direção a Boca da Barra, passando pela bela Praia de Tassimirim para contemplar seu calmo e refrescante mar. Essa praia é um dos maiores pontos de desova da tartaruga marinha na ilha.

Após passar a Praia de Tassimirim, começa uma pequena trilha feita pela Mata Atlântica, por aqui é possível apreciar belos representantes da flora local e algumas das espécies menos tímidas da fauna.

A caminhada permitirá conhecer também a Praia das Pedrinhas e do Outeiro, duas praias pequenas, mas muito simpáticas.

Depois da Praia de Outeiro, você chegará na Boca da Barra. Essa parada, com a caminhada, têm uma duração de 2 horas no total.

Praia Boca da Barra Boipeba
Praia Boca da Barra – Boipeba

Terceira parada: Boca da Barra

Boca da Barra é o lugar que tem uma das praias mais concorridas de Boipeba, por aqui você encontra várias opções para desfrutar de um rápido almoço e poder aproveitar o tempo para conhecer um pouco dessa bela praia.

Boca da Barra é o ponto de mais movimento da Ilha, é aqui que se encontra a maior concentração de restaurantes e barracas. A praia de Boca da Barra é a mais próxima da Velha Boipeba, a vila onde estão localizadas a maioria das pousadas da ilha.

As paisagens dessa praia são diferentes, as águas são calmas e por aqui você poderá ver visitantes praticando stand up paddle. Em Boca da Barra o Rio do Inferno se encontra com o mar, dando origem a uma bela vista. E é precisamente pelo Rio do Inferno que você continuará a sua viagem.

Cultivo de Ostras
Cultivo de Ostras

Quarta parada: Canavieiras

Após o almoço em Boca da Barra o passeio continua pelo Rio do Inferno.

O Rio do Inferno separa a Ilha de Boipeba da Ilha de Tinharé e tem esse curioso nome devido a uma antiga lenda. Por ser bastante raso, a navegação pelo rio é difícil, motivo pelo qual, os navios portugueses acabavam encalhando e seus tripulantes eram atacados pelos temíveis índios Aimorés.

Apesar do nome e da lenda, o Rio do Inferno tem um visual calmo e transmite uma grande paz enquanto se navega. Você poderá contemplar as belas paisagens ao cruzar suas águas que deixarão você relaxado para chegar ao próximo destino.

A navegação é feita com muito cuidado até chegar às balsas de Canavieiras, ainda mais, com a maré baixa. Os restaurantes flutuantes de Canavieiras são locais onde poderá desfrutar de umas deliciosas ostras preparadas de diferentes formas. O cultivo de ostras é feito no lugar, motivo pelo qual são muito frescas, tiradas da água pouco antes de você comer. 

Aproveite os 30 minutos da parada para dar um belo mergulho nas deliciosas águas do rio e degustar as saborosas ostras enquanto contempla a encantadora paisagem.

Cidade Histórica de Cairu
Cidade Histórica de Cairu

Quinta parada: Cairu

A quinta e última parada é a cidade histórica de Cairu, uma das mais antigas do Brasil. Após uma breve caminhada, você chega no Convento e Igreja de Santo Antônio, cuja construção começou no ano de 1654 e foi concluída quase um século depois. O lugar mantém muito bem cuidada uma parte da história da Bahia, motivo pelo qual merece ser visitado.

A parada tem duração de 30 minutos, suficientes para conhecer um pouco desse belo lugar.

Como você pode ver, o passeio da Volta à Ilha que sai de Morro de São Paulo tem de tudo um pouco, mar, praia, natureza, gastronomia, cultura, história e muito mais. Você vai conhecer o melhor da região durante o dia inteiro. É um passeio completo que você não esquecerá jamais!

Recomendações

Gostaríamos deixar algumas recomendações que deixarão seu passeio melhor.

  • Na ilha de Boipeba não há caixas eletrônicos. Apesar de que muitos estabelecimentos aceitam cartão de débito e crédito, o melhor é levar dinheiro para o que não estiver incluso no passeio e você queira consumir. Assim não corre o risco de ficar sem adquirir algo que lhe interesse por falta de opção de pagamento.
  • Leve um casaquinho ou uma blusa de manga longa, mesmo com sol, na volta, o vento pode estar forte, assim você se protege do frio.
  • Leve protetor solar, mesmo nublado, os raios podem queimar a sua pele.
  • Leve repelente, durante a caminhada na trilha entre a Praia de Cairu e Boca da Barra, e em outros momentos, você precisará dele.
  • Não se esqueça dos óculos de sol e o boné, assim ficará mais protegido para apreciar as paisagens.
  • Tire muitas fotos, você não vai querer perder nenhum momento dessas maravilhosas vistas que você encontrará.
  • Se for em temporada alta, faça a sua reserva com antecedência. A procura por esse passeio é muito alta, portanto, é melhor garantir a sua vaga no dia da sua preferência.

A Volta à Ilha em Morro de São Paulo é um daqueles passeios que você vai querer recomendar para todo mundo quando voltar. Muitas das pessoas que fazem essa excursão vão pelas piscinas naturais, mas acabam se surpreendendo com o resto do passeio. Com certeza você também!

Você pode fazer esse e outros passeios, reservando com a Bahia Terra. Peça um orçamento pelo e-mail reservas@bahiaterra.com ou no Whatsapp +55 75 9 9905 9430 e garanta já sua vaga no dia da sua preferência.

Tem alguma dúvida sobre esse ou outro passeio? Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail, que responderemos o mais rápido possível!

Você também pode gostar

Deixe um comentário