Tirolesa em Morro de São Paulo! Conheça, o salto é incrível.

Salto da Tirolesa em Morro de São Paulo
6 minutos para ler

Descer de Tirolesa em Morro de São Paulo, é sem dúvida nenhuma, uma das experiências mais inesquecíveis que você viverá na vila. Sentir a adrenalina a mil, contemplando um visual surpreendente é só aqui!

Todo mundo sabe que são muitos os atrativos que fazem de Morro de São Paulo um dos destinos preferidos na Bahia, porém, um deles merece uma atenção especial: a incrível Tirolesa que proporciona uma experiência cheia de adrenalina.

Hoje, você vai conhecer um pouco mais dessa atividade que, se tiver coragem, adorará fazer. Vamos lá?

Onde está localizada a Tirolesa em Morro de São Paulo?

A Tirolesa em Morro de São Paulo tem a localização ideal, já que lá de cima você tem uma bela vista panorâmica da região.

Para chegar, você deverá ir até o Farol do Morro e seguir a bifurcação à direita até ver o Mirante da Tirolesa.

O acesso é fácil, só precisa de um pouquinho de fôlego para subir os degraus, mas a vista de lá de cima compensará qualquer esforço. Após a descida, você chegará nas deliciosas águas da Primeira Praia.

Saltando da Tirolesa em Morro de São Paulo

Conheça mais sobre a prática

A tirolesa é uma prática esportiva de aventura que consiste em sobrevoar um trecho, ancorado em um cabo aéreo e se deslocando por meio de roldanas entre dois pontos fixos.  Por ser uma atividade que não requer esforço físico, pode ser praticada por pessoas de todas as idades que gostem de emoção, sem nenhuma exigência sobre a preparação física.

A prática desse esporte permite experimentar uma sensação de voo livre que transmite uma grande dose de adrenalina e emoção, ainda mais quando praticada sobre a água.

Você pode saltar de tirolesa em diversos locais, mas, não tenha dúvidas, um belo cenário valoriza notavelmente a experiência. 

Existem tirolesas de todos os tamanhos e alturas, porém as maiores e de uso comercial devem ser construídas com cabos de aço e seguindo as normas ABNT para a atividade. Além disso, devem contar com equipes de profissionais habilitados para realizar o trabalho com total segurança.

Como é a Tirolesa de Morro de São Paulo?

A Tirolesa de Morro de São Paulo cumpre com todos os requisitos de segurança, além de ser a maior tirolesa do Brasil que cai no mar.

Tem uma altura aproximada de 57 metros e faz um percurso de uns 340 metros, partindo do alto do Mirante até chegar na Primeira Praia de Morro de São Paulo.

Durante o percurso é possível avistar desde a Primeira até a Quarta Praia, além de ver todo o horizonte.

É importante destacar que a empresa que administra a atração segue todos os requerimentos de segurança exigidos. Conta com certificação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ATR) e os operadores são profissionais competentes com cursos que garantem a sua capacidade nessa prática. Além disso, os seus equipamentos têm o selo de certificação da Federação Internacional de Montanhismo e Escala (IAA).

Como é a experiência?

Pular de Tirolesa é uma experiência cheia de adrenalina, ainda mais com o visual surpreendente que Morro de São Paulo proporciona.

Ao chegar ao Mirante você vai encontrar o receptivo da Tirolesa e após assinar o termo de responsabilidade, os funcionários ajudam a colocar os equipamentos necessários para sua proteção considerando seu peso.

Primeiro precisa colocar o colete e o capacete, para depois ajustar a cadeirinha, as cordas e os ganchos. É nesse momento que a adrenalina começa a subir aceleradamente, mas não se preocupe, como já falamos tudo é feito seguindo rígidas normas de segurança, para que os participantes só se concentrem em desfrutar da experiência.

A descida dura uns 20 segundos, mas, cada um deles vale a pena. A velocidade do trajeto dependerá do peso da pessoa, quanto maior o peso, maior a velocidade para descer.

Ao cair na água, funcionários estarão esperando para ajudar a tirar o equipamento e acompanhar você até a areia se for necessário. Tudo é feito de forma muito profissional e segura.

A empresa responsável, da todo o apoio para que você desfrute ao máximo a experiência, inclusive, se antes de pular você tem alguns pertences, não se preocupe. Eles são lacrados e enviados por um cabo anexo em sacos plásticos, assim, não precisará voltar para buscá-los.

Para registrar a aventura, na Primeira Praia costuma haver um fotógrafo profissional que oferece um pacote de fotos. Caso você queira adquiri-lo, receberá as fotos por e-mail ou no celular na mesma hora.

Um pouco da história da Tirolesa

A tirolesa é uma atividade que surgiu no século XVIII na região alpina de Tirol, território divido entre a Áustria e Itália. 

No início tinha fins práticos, era considerado um ótimo método para cruzar rios, barrancos e outro tipo de obstáculos naturais.

A tirolesa era empregada para entregar alimentos, ferramentas e outros artigos para os trabalhadores em áreas de difícil acesso. Além disso, também foi de grande utilidade durante as guerras, tanto para entregar munições quanto para resgatar combatentes em locais montanhosos. 

O método foi de grande utilidade, uma vez que possibilitava percorrer grandes distâncias de forma rápida, além de permitir o acesso a lugares arriscados de forma simples e ágil.

Com o passar do tempo, a tirolesa foi se desenvolvendo cada vez mais e ganhando uma maior segurança graças ao uso de materiais mais resistentes. Dessa forma, a prática começou a ganhar adeptos em busca de aventuras e começou a se introduzir como atividade de lazer em diversos lugares turísticos.

Pouco a pouco, o uso inicial da tirolesa foi ficando obsoleto com a chegada dos aviões e helicópteros, por isso, hoje, a atividade é só considerada de lazer.

A Tirolesa em Morro de São Paulo é uma experiência imperdível para quem gosta de adrenalina e o visual que acompanha à prática faz dessa atividade uma lembrança para toda a vida.

Mesmo se tiver dúvidas, vá até o Mirante da Tirolesa, quem sabe você se anima e faz o salto da sua vida, ou no pior dos casos, se você decidir não se aventurar, terá uma vista panorâmica da região que terá feito valer a pena a subida.

Está indo para Morro de São Paulo e quer obter as melhores dicas? Assine nossa newsletter e fique sabendo de todas as novidades do que acontece por aqui, incluindo as dicas de como ir de Salvador para Morro de São Paulo.

Você também pode gostar

Um comentário em “Tirolesa em Morro de São Paulo! Conheça, o salto é incrível.

Deixe um comentário