4 pratos típicos da culinária baiana para experimentar

4 minutos para ler

Uma das coisas que mais despertam a curiosidade nas pessoas que fazem viagens para lugares novos é a gastronomia local, que, geralmente, apresenta opções atraentes. Aqui na Bahia, existem alguns estabelecimentos que oferecem pratos típicos da culinária baiana que todos precisam experimentar.

Além de uma rica herança cultural e de um grande número de praias que apresentam características bastante peculiares, esse estado oferece diversas escolhas que deixarão o turista bem alimentado com a variedade de comidas de que o local dispõe.

Portanto, fique ligado em alguns exemplos que disponibilizaremos nos tópicos abaixo e veja um pouco da riqueza de sabores que você só encontrará em território baiano. Continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

A tradição da culinária baiana

Sob a influência dos índios, africanos e portugueses, os pratos típicos da culinária baiana são resultado dessa mistura de povos em que cada um contribuiu para a existência de tais comidas que viraram tradição e são procuradas por muitos que visitam o estado.

Alguns elementos são inconfundíveis e estão presentes em boa parte das receitas: o azeite de dendê, que é feito com o fruto de Dendezeiro e é rico em vitamina A, o leite de coco, os legumes, o camarão e também outros tipos de frutos do mar.

Os principais pratos típicos da culinária baiana

Como forma de melhorar ainda mais a sua estadia na Bahia, os pratos típicos da culinária baiana trarão uma experiência incrível, e algumas dessas opções podem ser encontradas nos melhores restaurantes do estado. Veja, abaixo, os exemplos de alguns deles.

1. Acarajé

Uma das palavras mais lembradas e que sempre é relacionada com a Bahia é o acarajé. Esse é um dos pratos típicos da culinária baiana que melhor traduzem essa mistura de sabores que é a gastronomia desse estado que apresenta tantos encantos.

Feito com uma massa à base de feijão frade, os acarajés são recheados com camarão seco, pimenta, caruru e vatapá. Seu preparo também leva sal e cebola, e ele é frito no azeite de dendê.

2. Abará

Conhecido como um membro da mesma família do acarajé, o abará é outra especiaria encontrada na Bahia. É um dos pratos típicos da culinária baiana e também recebe o feijão frade no seu preparo. No entanto, eles são cozidos em folhas de bananeira e podem ser recheados com os mesmos itens presentes nos acarajés.

3. Xinxim de galinha

O xinxim de galinha também tem sua popularidade entre os pratos típicos da culinária baiana. O seu preparo requer os seguintes ingredientes: frango, camarão descascado e seco, alho, cebola, gengibre, leite de coco, coentro, pimenta, sal, azeite de dendê, amendoins e castanhas de caju moídas, que dão toda a textura de que o prato precisa.

4. Bobó de camarão

Outra opção entre os pratos típicos da culinária baiana é o bobó de camarão. Normalmente, ele é acompanhado por uma porção de arroz e feito com camarões descascados, cheiro verde, leite de coco e mandioca. Degustar desse prato é uma experiência que deve estar presente no seu planejamento de viagem.

Como você percebeu ao longo deste artigo, os pratos típicos da culinária baiana são muito convidativos, e a simplicidade do seu preparo é o que os tornam mais atrativos. Portanto, não deixe de experimentá-los na sua próxima viagem a um território baiano.

Gostou deste conteúdo? Então, continue conosco e conheça um pouco da história de Morro de São Paulo, um lugar surpreendente na Bahia e que é cheio de encantos.

Você também pode gostar