Conheça as melhores praias em Morro de SP!

Morro de São Paulo Segunda Praia
6 minutos para ler

O litoral da Bahia é um dos destinos mais lembrados por turistas em busca de lugares paradisíacos. Banhado pelo Oceano Atlântico por mais de 1.100 km de extensão, representa a maior faixa costeira do Brasil.

Trata-se de uma área ampla, repleta de cidades que se beneficiam com as paisagens naturais e cenários únicos. No município de Cairu, a 174 km de distância de Salvador, é comum a procura pela melhor praia em Morro de SP. São tantas opções incríveis que fica difícil escolher apenas uma!

Que tal contar com a nossa ajuda para decidir? Neste post, apresentaremos os nomes e os principais atrativos das melhores praias em Morro de São Paulo. Acompanhe e descubra o local ideal para você relaxar, se divertir ou curtir a natureza!

O que é e onde fica Morro de São Paulo?

Morro de SP é um distrito da cidade de Cairu, localizado na Ilha de Tinharé, em uma região conhecida como Costa do Dendê. O vilarejo tranquilo concentra quatro povoados e costuma ser visitado por diferentes públicos.

Famílias inteiras, grupos de mochileiros, casais e até pessoas famosas encontram em Morro de São Paulo um refúgio para esquecer a rotina, viver novas aventuras ou apenas descansar. Por ser um lugar especial sobre uma ilha, seus principais destaques ficam por conta do mar de águas cristalinas e das piscinas naturais.

As praias mais conhecidas da região ficam bem próximas umas das outras. Em algumas, o acesso pode ser feito a pé, mas o meio de transporte mais utilizado no local é o catamarã — embarcação com propulsão a vela ou motor ou o semi-terrestre. Acompanhe o próximo tópico e descubra o que o aguarda em cada cantinho desse destino.

Quer saber como chegar em Morro de São Paulo? Veja todas as informações sobre o catamarã para Morro de São Paulo.

Quais são as melhores praias em Morro de SP?

Diferentemente do que ocorre em muitos pontos turísticos, as praias de Morro de São Paulo não têm nomes específicos. Assim, são conhecidas pela ordem em que aparecem na ilha, ou seja, pela posição que ocupam naquela porção de terra.

Quer saber mais sobre as características e atrativos de cada uma? Então, fique de olho nas sugestões que temos para você visitar!

Primeira praia

Foi nesse ponto que surgiram as primeiras casas de veraneio da vila. Com o passar do tempo, muitas dessas edificações foram ocupadas por comércios, pousadas e diferentes lojas. Algumas construções podem até ser alugadas por turistas ao longo do ano.

A primeira praia tem excelentes ondas no inverno e é propícia para a prática do surfe. Isso explica porque é tão frequentada por quem curte essa modalidade. Também é uma das preferidas dos nativos e de famílias com crianças, já que garante acesso rápido para passeios curtos em qualquer horário do dia.

No local, você terá a primeira impressão sobre a região, com uma bela vista para o Farol do Morro. São 300 metros de faixa de areia com mar excelente para banho e opções de entretenimento imperdíveis, como o passeio de banana boat. É possível, inclusive, alugar pranchas e equipamentos para praticar mergulho.

Segunda praia

Com 400 metros de extensão, a Segunda Praia é uma das mais frequentadas de Morro de São Paulo, especialmente no período da noite — momento em que bares e restaurantes oferecem música ao vivo. Durante o dia, diversos grupos se divertem nadando nas piscinas naturais, tomando banho de sol ou praticando algum esporte.

Vôlei, rúgbi de praia, frescobol e até futevôlei são modalidades comuns nessa praia. Muitos grupos se organizam para participar de competições que agitam a região e atraem a atenção de quem passa pelo local. Para os mais animados, cabe destacar que a segunda praia abriga festas de luau todas as segundas e quintas-feiras.

Outro ponto a favor dessa praia está em sua proximidade com um dos principais cartões-postais de Morro de São Paulo. Trata-se da Ilha da Saudade, um lugar famoso por abrigar belos recifes de corais e cardumes coloridos que tornam o passeio inesquecível.

Terceira praia

Com 800 metros de extensão, é a melhor opção para quem quer mergulhar nas praias em Morro de SP. O motivo está no fato de ser bastante tranquila e sossegada. Além disso, conta com uma longa barreira de corais que gera cenários incríveis para contemplar o mundo debaixo d’água.

Apesar de ter menos agito que as anteriores, a terceira praia também abriga hotéis, restaurantes e lojas variadas. Se o objetivo é ir além do mergulho, vale a pena alugar um caiaque ou uma prancha específica para a prática do stand up paddle. Você jamais esquecerá a sensação de remar nas águas calmas desse paraíso.

Uma transformação interessante ocorre nesse ponto da ilha quando a maré sobe. As águas escondem a faixa de areia por completo, deixando apenas o mar visível. Felizmente, há uma passarela que percorre quase toda a praia, permitindo que as pessoas transitem sobre a estrutura e tenham uma experiência diferenciada.

Quarta praia

É a maior (8 km de extensão) e mais deserta de todas. Isso não significa que não tenha potencial para agradar pessoas com necessidades distintas. É comum, por exemplo, a procura da quarta praia por quem deseja ler, meditar, tirar uma soneca ou fazer uma caminhada livre de perturbações.

Outra possibilidade é fazer passeios de bicicleta, a cavalo e até de charrete. A vantagem é que todo o percurso será acompanhado por belos corais e piscinas emolduradas pelo oceano. Quem curte banhos agradáveis também se encantará com as águas dessa região, já que tendem a ser mornas ou quentes.

Para finalizar o período de curtição nesse ambiente afastado e exclusivo, vale frequentar um dos dois restaurantes que se encontram no início da praia. Como a maioria dos estabelecimentos locais, os espaços servem diversos pratos e deliciosos preparos da culinária baiana.

São muitas opções para ver e aproveitar em sua viagem a essa famosa região do litoral brasileiro. Agora você já sabe o que guarda cada praia de Morro de São Paulo e pode escolher o destino que fará parte da sua experiência na região. Não perca essa oportunidade e agende logo o seu passeio!

Dica especial de praias, conheça a Praia de Garapuá e a Praia da Gamboa bem pertinho do Morro.

Quer saber mais sobre Morro de São Paulo e ainda não segue o nosso perfil nas redes sociais? Curta e acompanhe o nosso trabalho pelo Facebook, YouTube e Instagram!

Você também pode gostar