Praias do sul da Bahia: veja 4 locais incríveis para conhecer!

4 minutos para ler

As praias do sul da Bahia são bastante conhecidas por diversos cidadãos ao redor do mundo, e muitos não as trocam por outro tipo de destino. Isso porque, ao frequentá-las, o turista poderá estar rodeado por belezas naturais e usar seu tempo livre no intuito de relaxar e curtir.

Esses locais recebem pessoas em diversas épocas do ano. Cada praia tem características e atrativos que impressionarão os que querem ter um bom momento de lazer ou curtir. Por isso, é interessante conhecê-las para saber qual local mais agrada ao seu estilo de vida.

Nos tópicos abaixo, mostraremos algumas opções na intenção de você escolher aquela que mais o encantou. Ficou curioso? Então, continue aqui conosco e tenha uma boa leitura!

1. Porto Seguro

As praias do sul da Bahia já são muito conhecidas — algumas até são títulos de canções ou já foram citadas em diferentes músicas de compositores baianos. Já ouviu falar em Porto Seguro? Você sabia que lá foi celebrada a primeira missa do Brasil?

Isso aconteceu em 1500, com a chegada dos portugueses ao nosso país. Muitas dessas histórias podem ser conferidas em uma visita que pode ser feita a essa verdadeira cidade histórica que já foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional.

E quanto às praias? Quem vai visitar tal localidade não deve deixar de conferir a praia do Mutá, que forma piscinas naturais durante a maré baixa e é ótima para curtir a tarde com as crianças; a de Coroa Vermelha, que está localizada ao lado dela, e também as festas promovidas na de Axé Moi e Tôa Tôa, ótimas para os que gostam de uma boa badalação.

2. Trancoso

Localizado a menos de 1 hora e 30 minutos de Porto Seguro, existe um distrito que ganhou muita popularidade ao longo dos anos. Estamos falando de Trancoso, que reserva aos turistas uma das melhores praias do sul da Bahia.

A Ponto de Itaquena é típica para os que gostam de praticar surfe. Já a Praia dos Coqueiros é indicada aos que curtem um lugar sossegado, com águas mais calmas e um ambiente sem agitação. No entanto, se o seu desejo é estar rodeado de pessoas e curtir boas festas, pode contar com a Praia dos Nativos.

Além disso, essa localidade dispõe de pontos turísticos interessantes. Por exemplo, a Igreja de São João Batista, um mirante que se encontra bem próximo dela e também os restaurantes e demais estabelecimentos comerciais de um local conhecido como O Quadrado.

3. Caraíva

Também reconhecida como patrimônio histórico, Caraíva é um destino que fará com que o turista esqueça um pouco da correria das grandes cidades com o intuito de passar bons momentos em meio à simplicidade dessa localidade cheia de encantos e boas opções de praias do sul da Bahia.

A praia mais próxima é a que se localiza perto do centro e recebe o mesmo nome de tal península. Ela tem menos de 2 quilômetros de extensão, e as águas se encontram com a Barra de Caraíva, junção das águas do rio com as do mar.

Perto dali, você poderá conhecer um vilarejo nomeado de Curuípe, que tem a Praia do Espelho. Ela é chamada assim devido à exuberância do mar cristalino encontrado por lá.

4. Arraial d’Ajuda

Não podemos nos esquecer de comentar sobre Arraial d’Ajuda, uma das praias do sul da Bahia mais interessantes de conhecer. Localizada na Costa do Descobrimento, ela apresenta um ambiente que reserva uma tranquilidade maior que Porto Seguro.

Seu visual é tão belo que muitos gostam de fazer caminhadas na intenção de desbravar as belezas naturais localizadas ali. A Praia do Mucugê é a que está mais perto do centro e a de Taípe é a que fica próxima a Trancoso e dispõe de trechos desertos aos que preferem algo reservado.

Notou que as praias do sul da Bahia são locais bastante convidativos? Por isso, não deixe de visitá-las nas próximas férias ou no próximo tempo livre que tiver. Com certeza, você passará momentos inesquecíveis em cada uma delas.

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses destinos.

Você também pode gostar