Praia de Garapuá: Um dos lugares imperdíveis da Ilha de Tinharé

Praia de Garapua - Morro de São Paulo
6 minutos para ler

A Praia de Garapuá é um dos lugares mais encantadores da Ilha de Tinharé, um lugar que está sendo cada vez mais visitado pelos turistas devido a suas belezas naturais. Um paraíso que você precisa conhecer quando estiver na região!

A Ilha de Tinharé tem paraísos escondidos ainda não são descobertos pelo turismo em massa. Por conta disso, até agora preservam seu lado inexplorado que dá a esses lugares um encanto inigualável.

Um desses destinos maravilhosos é Garapuá, uma praia discreta muito próxima ao Morro de São Paulo, digna de menção em qualquer ranking de praias espectaculares. Quer saber mais sobre esse paraíso? Então me acompanhe, que você vai descobrir tudo o que precisa saber nesse post.

Onde fica a Praia de Garapuá?

Garapuá é um dos quatro povoados da Ilha de Tinharé no município de Cairu. Apesar de ficar muito próxima a Morro de São Paulo, está fascinante praia já é outro povoado da Ilha.

Garapuá se encontra ao leste da Ilha de Tinharé, pouco depois da Quinta Praia de Morro de São Paulo, também conhecida como Praia do Encanto.

Apesar de não estar localizada muito longe da vila, não é um lugar muito concorrido e em temporada baixa você pode encontrar ela até deserta.

Como é a Praia de Garapuá?

Garapuá é um pequeno povoado com aproximadamente 2 km de praia e uma pequena vila com mais ou menos 600 moradores, na sua maioria são famílias de pescadores muito hospitaleiros, que pouco a pouco se estão adaptando aos visitantes que chegam para descobrir o lugar.

Garapuá não conta com uma infraestrutura forte, são muito poucas as pousadas e o comércio é escasso. Mas em compensação, o contato com a natureza e a interação com as paisagens são incomparáveis.

A praia de Garapuá está escondida entre Mata Atlântica e manguezais e rodeada de um vasto coqueiral que dá um encanto mágico e paradisíaco ao lugar.

A faixa de areia muda de acordo com a maré, que ao baixar dá a vez a deliciosas piscinas naturais, um dos tantos atrativos desse paraíso.

O mar de Garapuá é calmo, mas tem umas pequenas ondas que dão uma ótima trilha sonora à paisagem.

Mata Atlântica, manguezais, coqueirais, areia, mar, piscinas naturais, todo esse conjunto dá lugar à beleza da inexplorada Garapuá.

O que fazer na Praia de Garapuá?

Garapuá é considerada uma das melhores praias da Bahia. Um lugar onde dá para ficar sem fazer nada, só apreciando a paisagem, ouvindo o som da natureza ou sentindo o mar batendo nos seus pés. As coisas mais simples são muito bem desfrutadas nesse destino, porém aqui colocamos algumas sugestões para que você possa aproveitar ainda mais sua visita a esse lugar incrível.

Caminhada

Uma bela caminhada para fazer a exploração do lugar é uma excelente opção para iniciar ou terminar o dia.

Piscinas naturais

Um passeio até as piscinas naturais é um dos programas imperdíveis do lugar, para chegar até aqui a melhor opção é pegar um barco que sai da praia. São uns 800 metros da praia até as piscinas naturais, e de barco, em poucos minutos você já ´poderá desfrutar desse maravilhoso lugar.

Ao chegar, vai achar um simpático bar flutuante com mesinhas e cadeiras para você beber alguma coisa ou comer algum petisco enquanto se relaxa observando a bela paisagem.

Nas piscinas naturais com a ajuda de um snorkel você poderá apreciar a exótica fauna marinha da região, enquanto se refresca nas deliciosas águas transparentes.

Passeio à lagoa de Garapuá

A apenas 500 metros da praia está a lagoa de Garapuá. Uma lagoa de água doce com 3 km de extensão. Por aqui, um refrescante banho permitirá que você continue aproveitando um dia na região.

Além disso, a paisagem do lugar contrasta com à da praia. Água cor de ferrugem e uma fauna diferente são algumas das caraterísticas deste outro lado de Garapuá.

Visita aos manguezais

Na ponta norte de Garapuá você poderá apreciar os manguezais de águas transparentes. Outra paisagem natural e bela que encontrará na região. Você poderá fazer um passeio guiado até aqui, que dura aproximadamente duas horas.

Esportes aquáticos

Outra opção é alugar um caiaque ou stand up para praticar este relaxante esporte aquático. Também é possível praticar windsurf e mergulho. Existem agências preparadas para oferecer esse tipo de serviço.

Visita ao vilarejo de Garapuá

Estar em Garapuá y não conhecer o simpático vilarejo está fora de questão. Caminhar pelas suas rústicas ruas pode ser um passeio alternativo para quem está por aqui.

Ao visitar o vilarejo não deixe de conhecer a capela São Francisco de Assis, monumento histórico da pequena vila. Mas se prepare, por aqui não existem nem bancos nem caixas eletrônicos, por tanto, melhor levar dinheiro.

Gastronomia

Garapuá não possui uma infraestrutura poderosa, porém as simpáticas barracas servem, além de saborosa comida caseira, diversas bebidas e petiscos com frutos do mar e peixe frescos que vale a pena experimentar.

Como chegar na Praia de Garapuá?

Agora que você sabe de todas as opções que tem por aqui, te ensinaremos como chegar ao paraíso. O ponto de partida é o Morro de São Paulo, podendo sair de Salvador com catamarã, daqui você terá algumas opções para chegar em Garapuá:

Trator ou carro 4×4

Você pode sair de Morro de São Paulo em trator ou 4×4 para chegar em Garapuá, neste caso o veículo sai do Receptivo, atrás da Segunda Praia, e leva aproximadamente uma hora e meia para chegar no seu destino.

Barco

Outra opção é sair de barco de Morro de São Paulo e chegar até Garapuá pelo mar. Esta opção dura aproximadamente uma hora de travessia.

Trilha

Os mais aventureiros podem fazer o percurso seguindo uma trilha. As pousadas têm os contatos dos guias que fazem esse trabalho. A trilha pode ser de 12 ou 6 quilômetros, dependendo de onde for o ponto de partida.

Dá para ficar na Praia de Garapuá?

Com tanta coisa para fazer nesse paraíso você deve se estar perguntando se é possível ficar por aqui. A resposta é sim!

Há algumas pousadas na região, mas são poucas, não espere encontrar uma grande oferta nem lugares luxuosos, o encanto de Garapuá está na simplicidade, por tanto, aproveite essa perspectiva e desfrute de tudo o que esse povoado tem para oferecer.

Pronto para fazer as malas e conhecer Garapuá? Então aproveite para ver agora como chegar até a sua primeira parada: Morro de São Paulo e boa viagem!


Você também pode gostar

Deixe um comentário