Praia da Gamboa: vizinha de Morro de São Paulo, vale a pena conhecer!

Praia da Gamboa
6 minutos para ler

A Praia da Gamboa está localizada na Ilha de Tinharé, ao lado do Morro de São Paulo. Um passeio diferente com um atrativo único na região: o banho de argila!

Muitos turistas chegam diariamente a Morro de São Paulo pela beleza das suas praias, e ficam nas mais badaladas, como a Primeira, Segunda e Terceira Praia.

Alguns vão um pouco mais longe até a Quarta Praia e à Praia do Encanto ou Quinta Praia, porém há outros passeios a lugares próximos do Morro que vale a pena fazer.

Um deles é até o povoado de Gamboa e neste post você vai conhecer um pouco mais desse lugar incrível e descobrir quais são os seus maiores atrativos.

Começamos?

Onde fica a Praia da Gamboa?

Gamboa é um pequeno vilarejo de pescadores pertencente ao município de Cairu. Fica na Ilha de Tinharé e é vizinho da vila de Morro de São Paulo. Pela sua proximidade à vila, muitos pensam que a praia da Gamboa faz parte de Morro de São Paulo, porém é outro povoado.

A Praia da Gamboa fica do lado esquerdo do porto da vila e para chegar há mais de uma opção, é por isso que não há desculpa para não fazer uma visita.

Como chegar a Gamboa?

Para chegar até Gamboa você pode ir andando ou de barco, vou te explicar melhor.

Chegando de barco

Os barcos que vão para Gamboa, saem do porto de Morro de São Paulo, e em menos de 15 minutos já estão no destino. É uma travessia tranquila e bastante econômica, custa em média de R$ 10,00 á R$ 15,00 por pessoa.

Caso venha a partir de Salvador, pode pegar o catamarã que sai do Terminal Turístico e Náutico da Bahia em frente ao Elevador Lacerda com destino a Morro de São Paulo chegando na ponte do Morro, podendo pegar um barco para a Gamboa. Veja tudo sobre a viagem de catamarã!

Chegando a pé

Para chegar a pé de Morro até Gamboa, você pode seguir a trilha que sai da Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro de São Paulo. Não é uma trilha difícil e no caminho vai passar por outras praias menores.

Por isso você deverá ir na maré baixa, assim, terá mais facilidade. Uma hora antes de sair veja que a maré estiver baixa, para isso pode consultar a tábua de marés.

Passeios

Além dessas duas formas de chegar até Gamboa, existem passeios que na sua maioria partem da Terceira Praia e levam você até a Praia da Gamboa e outras belezas dos seus arredores.

Alguns dos passeios ainda passam pela Ilha de Caitá, outros pela Ilha da Coroa do Meio ou na Ponta do Curral, mas a atração principal é Gamboa.

O que fazer em Gamboa?

A Praia da Gamboa é um dos lugares que vale a pena conhecer para quem vai para Morro de São Paulo ou estiver na região. Apesar de ser um pequeno vilarejo têm simpáticos restaurantes à beira mar que oferecem seus serviços aos visitantes com deliciosa comida regional e caseira.

O mar por aqui é morno, muito calmo e sempre delicioso e relaxante. Mas Gamboa tem muitos outros atrativos além da maravilhosa paisagem. Vamos conhecer?

Parede de Argila

Um dos atrativos de Gamboa que chama a atenção dos visitantes é o paredão de argila. Os turistas e os moradores chegam até aqui para usufruir dos benefícios da argila na pele.

Muitos dizem que a argila é medicinal e tem propriedades rejuvenescedoras e hidratantes. Se você experimentar o banho de argila, com certeza depois sentirá a sua pele muito suave e hidratada, além de viver a pitoresca sensação de se lambuzar na lama.

Esportes náuticos

O Rio do Inferno ameniza a entrada do mar na praia da Gamboa, é por isso que suas águas são tão calmas. Por esse motivo, esportes que não faltam por aqui são stand up paddle, caiaque, natação, windsurf e vela.

Para aproveitar a visita praticando um desses esportes que precisam de equipamento, você pode alugar eles nos estabelecimentos do vilarejo.

Caminhada ou corrida

Na Praia da Gamboa há uma passarela que acompanha a beira da praia. Aqui, você poderá fazer uma relaxante caminhada ou se aventurar numa corrida. Sempre acompanhado da paisagem privilegiada do lugar.

Passeio a Ilha da Coroa

A Ilha da Coroa é um banco de areia no meio do mar que tem um visual incrível. Além disso, há um simpático bar, o Bar Flutuante da Coroa, que dá a possibilidade aos visitantes de se refrescar com uma bebida enquanto se aprecia a paisagem ou se toma um delicioso banho.

Pôr do sol

O pôr do sol em Gamboa é outra das atrações. Apreciar o crepúsculo é uma das lindas paisagens do lugar.

Se sentar na areia e observar como o sol se põe no mar é uma das melhores vistas que se pode ter e em Gamboa tudo contribui com esse momento.

Fonte do Céu

A Fonte do Céu é uma queda d’água localizada no meio da Mata Atlântica. O lugar é belo e tranquilo e o som da natureza acompanha harmoniosamente à paisagem.

Para chegar, os visitantes precisam seguir uma trilha de dificuldade média que é feita em aproximadamente 30 minutos de caminhada. Os mais aventureiros podem fazer a trilha sozinhos, porém há guias locais que podem acompanhar o percurso.

Passeio pelo vilarejo

O vilarejo é um atrativo à parte, é uma pequena vila de pescadores com habitantes amigáveis e acolhedores. A simplicidade dos seus moradores se reflete nas simpáticas e tranquilas ruas. Um passeio longe do stress é o que oferece este calmo vilarejo.

A Igreja Nossa Senhora da Penha construída no século XIX é uma peculiar construção que enfeita com graça o povoado.

Fazer um passeio a Gamboa é uma das atividades que valem a pena para quem estiver na região. Inclusive, pela sua proximidade ao Morro de São Paulo, você pode optar por se hospedar por aqui. 

Os preços praticados pelas pousadas daqui podem ser muito mais acessíveis que na vila vizinha. Além disso tem barcos que fazem a travessia de Morro de São Paulo a Gamboa, e vice-versa, até meia noite na alta temporada.

Assim como a Praia de Gamboa, quem visita a região tem ótimas opções para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível. Descubra uma maravilhosa oportunidade de fazer algo totalmente diferente em Morro de São Paulo: o Mangue Riders, uma vivência única para você lembrar pra sempre.

Você também pode gostar

Deixe um comentário