Como fazer um passeio de catamarã para Ilha dos Frades saindo de Salvador?

Passeio de Catamarã Ilha dos Frades
9 minutos para ler

A Ilha dos Frades é parada obrigatória para quem visita a Baía de Todos os Santos. Conheça mais sobre esse incrível passeio!

Pequeno paraíso. Essa é a maneira como muitos turistas se referem à Ilha dos Frades, que tem apenas 8 km de extensão.

Mesmo na disputa com toda a belíssima costa do estado da Bahia, a Ilha dos Frades se destaca como um dos destinos mais procurados, a queridinha da Baía de Todos os Santos.

Para conhecer, você pode fazer um passeio de catamarã para Ilha dos Frades.

Saiba mais sobre a Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades pertence à Baía de Todos os Santos, atualmente pertencendo ao município de Salvador. O local recebeu esse nome durante a forte presença dos frades católicos que vinham à região para catequizar os índios tupinambás.

Com grande área tomada pela Mata Atlântica nativa, um passeio de catamarã para Ilha dos Frades é a escolha de quem quer curtir um descanso em contato direto com a natureza preservada, buscando paz e sossego.

A ilha tem diversas trilhas para os praticantes de ecoturismo e monumentos para quem gosta de se aprofundar na história do local.

Há igrejas dos séculos 17 e 18, como a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, o Farol e até ruínas de construções que remetem aos períodos de escravidão.

Apesar de todos os encantos do lugar, o ponto alto do passeio à Ilha dos Frades são suas praias. Quer conhecer um pouco mais sobre elas? Então, continue conosco!

Ilha dos Frades
Ilha dos Frades – Foto: Reprodução Flickr Wagner Fontoura

Praias da Ilha dos Frades

As praias que você encontra na Ilha dos Frades tem algo em comum. Todas são muito bem preservadas e têm águas transparentes e mornas que prometem um delicioso banho de mar.

Praia de Loreto

A Praia do Loreto é uma das mais procuradas da ilha. Tem belas e mornas águas cristalinas que fazem do banho de mar um momento de relaxamento total. A areia é fina e compacta, uma boa caminhada na maré baixa ajuda a contemplar a bela paisagem. 

Quando estiver por aqui, não deixe de visitar a Capela de Nossa Senhora do Loreto, a apenas alguns metros do mar. Você vai poder tirar fotos incríveis!

Praia de Paramaná

A Praia de Paranamá é outra das mais visitadas já que é aqui que muitas das embarcações chegam e saem da Ilha dos Frades. Por esse motivo a praia é sempre bem movimentada. Por aqui, encontrará diversos lugares para almoçar, além de ser um ótimo lugar para aproveitar as águas cálidas do lugar.

Praia do Tobar

A Praia do Tobar é uma praia praticamente deserta e está totalmente cercada pela Mata Atlântica, o que proporciona ao lugar uma paisagem incrível. Como nas outras praias da ilha, as águas são cristalinas e se você procurar um lugar ainda mais escondido, a partir daqui, pode fazer uma trilha até a Praia do Tobarzinho.

Praia da Viração

A Praia da Viração está ao lado da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, não tem restaurantes nem barracas, pelo que encontrará muita calma e pouco movimento.

Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe está localizada ao norte da Ilha dos Frades. É uma das praias mais movimentadas da Ilha e conta com uma boa infraestrutura, que além de restaurantes, bares e barracas, oferece banheiros e duchas para quem quiser tirar a água do mar antes de voltar.

A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe conta com uma certificação internacional de qualidade ambiental “Bandeira Azul”, sendo a primeira praia do nordeste brasileiro a recebê-la.

Nas praias da Ilha dos Frades você encontra: natureza viva, ambiente preservado e uma paz que se sobrepõe a qualquer preocupação.

O que fazer na Ilha dos Frades?

Além de tudo o que você pode fazer nas belas praias, é impossível falar de uma visita à Bahia sem mencionar a culinária típica da região. Na Ilha dos Frades, não é diferente. A proximidade com o mar garante ingredientes frescos para pratos como o acarajé, a moqueca baiana, o vatapá e o camarão à baiana.

E para quem gosta de uma gastronomia mais universal, lá você encontra de tudo: pizzarias, restaurantes italianos, japoneses, chineses e seja lá qual for a sua fome.

No quesito hospedagem, a Ilha dos Frades também não deixa a desejar. São dezenas de pousadas para todos os gostos e bolsos.

Se você quiser conforto, você vai encontrar; e se quiser um lugar mais “pé na areia” também vai achar o que procura. Por essas e outras, é raro que alguém que visite a Ilha dos Frades vá embora sem fazer planos de retorno.

Como chegar à Ilha dos Frades?

Por se tratar de uma ilha, a opção mais procurada pelos turistas é por via marítima. Existem duas formas principais para chegar de Salvador até a Ilha dos Frades, veja a seguir.

Catamarã direto até Ilha dos Frades

Uma das formas mais práticas de chegar até a Ilha dos Frades é de catamarã. 

Além de ser uma opção rápida e segura, a própria viagem já proporciona uma experiência incrível, porque a embarcação navega pela região da Baía de Todos os Santos por aproximadamente uma hora e meia até chegar ao destino.

Existem dois passeios pelos que você poderá visitar a Ilha dos Frades.

Passeio Ilha dos Frades

No passeio de catamarã para Ilha dos Frades, o ponto de embarque é o Terminal Náutico de Salvador. Os catamarãs são embarcações com capacidade média para grupos de 100 a 120 pessoas. O trajeto para Ilha dos Frades leva aproximadamente 1h20.

Trata-se de uma viagem segura e confortável, que atende a todos os requisitos e exigências das autoridades marítimas e dos órgãos que regulamentam o turismo na região.

O passeio Ilha dos Frades sai por volta das 9h da manhã e durante a viagem você pode desfrutar do serviço de bar e música ao vivo. O desembarque do catamarã é na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e você terá 5 horas para desfrutar das belezas da ilha antes de voltar para Salvador.

Passeio Ilha dos Frades e Itaparica

Há também outro passeio que visita, além da Ilha dos Frades, a Ilha de Itaparica. Dessa forma, você pode aproveitar para conhecer os dois destinos em um mesmo dia. O ponto negativo é que você só poderá ficar durante o período da manhã na Ilha dos Frades e não poderá conhecer muito das belezas naturais e culturais que há por aqui.

O passeio Ilha dos Frades e Itaparica costuma ser realizado em escuna e também parte do Terminal Náutico de Salvador.

Ilha dos Frades via Madre de Deus

Outra opção para chegar até Ilha dos Frades é via Madre de Deus. 

Para isso você deverá ir via terrestre até o Terminal Marítimo de Madre de Deus e pegar uma embarcação até Ilha dos Frades. O percurso na embarcação é muito rápido, em menos de 15 minutos você estará na Praia de Paramaná, lugar aonde chegam e saem os barcos provenientes de Madre de Deus.

Ilha dos Frades Praia do Loreto
Ilha dos Frades Praia do Loreto

Passeios para Ilha dos Frades

Você pode adquirir seus passeios para Ilha dos Frades com a Bahia Terra Turismo.

Somos uma empresa especializada em viagens, com foco nos principais pontos turísticos do estado da Bahia, portanto, quando for visitar o destino, não duvide em nos procurar, estaremos prontos para oferecer o que você precisa para que a sua viagem seja uma experiência inolvidável. 

Entre em contato com a equipe da Bahia Terra Turismo e faça a sua reserva!

Conheça todo o arquipélago

Ilha dos Frades é apenas uma das ilhas que compõem o arquipélago da Baía de Todos os Santos.

É um destino que agrada qualquer perfil de turista. Ao mesmo tempo, você pode aproveitar sua passagem pela região para conhecer outros pontos igualmente lindos.

As principais são a Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo. Na Ilha de Itaparica, a maior da Baía de Todos os Santos, você encontra praias como a de Amoreiras, com mar rasinho; a de Conceição, que é sede de resorts; e a de Aratuba, onde se formam piscinas naturais com a maré baixa.

O centro histórico da ilha é um verdadeiro convite a caminhadas entre igrejas centenárias, como a Matriz do Santíssimo Sacramento e a Capela de Nossa Senhora da Piedade, e monumentos como o Forte de São Lourenço e a Fonte da Bica.

Morro de São Paulo, por sua vez, é o terceiro destino turístico mais procurado da Bahia, perdendo apenas para Salvador e Porto Seguro.

O título não é em vão, já que não faltam motivos para conhecer Morro de São Paulo, localizado no município de Cairu.

Das praias numeradas à agitação do centro comercial, os turistas de todos os perfis encontram razões para amar o local.

Já imaginou que bom seria visitar essas três ilhas em um único passeio?

Conheça-as com o Passeio às Ilhas, que contempla os três destinos: Ilha dos Frades, Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo. Para mais informações, entre em contato conosco!

Conheça também os transportes e passeios de catamarã para Morro de São Paulo com saídas diárias do terminal marítimo de Salvador.

Você também pode gostar

Um comentário em “Como fazer um passeio de catamarã para Ilha dos Frades saindo de Salvador?

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?