Guia de viagem: o que você precisa saber sobre a Ilha de Boipeba

6 minutos para ler

A Bahia é um estado que apresenta muitos encantos e belezas naturais que, com certeza, agradam a todo tipo de turista.

Um desses atrativos é a Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu. Um verdadeiro paraíso onde é possível relaxar com a família e amigos, curtir o que há de belo em seus arredores e viver momentos inesquecíveis com o que ele oferece.

Em meio a correria do dia a dia e da formalidade encarada pelas rotinas de trabalho, escolher um destino igual a esse é um bom investimento para suas férias ou seu divertimento em algum feriado prolongado.

No entanto, é interessante conhecer um pouco mais do que tal local proporciona e se preparar devidamente até chegar nessa localidade.

Nos tópicos abaixo mostraremos várias informações importantes e necessárias àqueles que despertaram o desejo de desfrutar de um dos destinos surpreendentes do Brasil.

Continue conosco até o final e não perca nenhuma de nossas dicas!

A história da Ilha de Boipeba

Ela pertence a Cairu, que surgiu diante do povoamento da capitania de Ilhéus no sistema de capitanias hereditárias que ocorreu no século XVI, período da colonização no Brasil.

A Ilha de Boipeba é uma das que compõe o arquipélago de Tinharé e está localizada próxima ao Morro de São Paulo. Esse local é considerado pela Unesco como um patrimônio da humanidade.

Muitos acontecimentos importantes aconteceram lá, entre eles a chegada dos Jesuítas, a construção da Fonte Grande, feita por um arquiteto francês, a visita da esquadra holandesa, a defesa dos índios Aimorés, dentre outros fatos. Pertencente ao bioma da Mata Atlântica, ela abriga centenas de espécies de valor ecológico. Jequitibá, Camaçari e Pau D’arco são alguns exemplos. Uma riqueza que se manifesta em diversos aspectos.

A chegada ao local e os horários de viagem

O táxi aéreo é um dos meios de chegar na Ilha de Boipeba. O serviço está disponível no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e chega até o sul da Ilha de Tinharé.

Ele tem capacidade para até seis passageiros, mas é necessário o mínimo de quatro pessoas para o voo. O valor individual mais a taxa de embarque fica por R$ 880,00.

Os horários que conduzem até o local todos os dias são: 08:30h, 12:30h e 15:30h.

Quanto a volta até a capital, as opções são 09:15h, 13:15h e 16:15h. É importante fazer a reserva com antecedência, da mesma forma como quem opta pelo transporte marítimo, que dispõe de catamarãs com horas e saídas específicas que levam até o Morro de São Paulo, e de lá pegar um carro 4×4 até a localidade.

Há também a lancha rápida, opção aos turistas que estão próximos à cidade de Valença, e o tranfer semi-terrestre, que leva de 1 hora a 40 minutos até Graciosa, ao que se encontram perto do Terminal de Mar Grande ou Bom Despacho, conduzindo as lanchas rápidas oferecidas em Valença.

As atrações turísticas e principais atrativos do local

Se você gosta de lagostas, uma boa oportunidade de saboreá-las é em um lugar em frente à praia da Cueira chamado Guido’s Restaurante.

Ela é preparada no mel ou na manteiga e pode ser comida olhando o belo mar azul de águas cristalinas de lá, cercada de altos coqueiros.

O proprietário é reconhecido mundialmente e seu estabelecimento é uma parada obrigatória.

Outro ponto turístico do local, considerado um patrimônio cultural, é o Museu dos Ossos, onde é possível conferir a ossada de vários tipos de peixes e baleias.

São 47 anos dispondo desse serviço, que começou sob a influência do pai do dono de lá: Otávio Gonçalves Ribeiro, mas conhecido como Tavinho ou Mister Cabeludo. Esse local fica próximo ao centro da cidade, na Rua Ribeirinho.

Fora isso, lá podem ser feitos o passeio de canoa pelos manguezais, a observação da baleia Jubarte e o mergulho nas piscinas naturais de Moreré. A noite lá é muito envolvente e existem pontos privilegiados aos que desejam curtir o por do sol.

São muitas oportunidades que a Ilha de Boipeba oferece aos turistas, para que todos tenham bons momentos no contato com a natureza.

As principais praias da ilha

Além da praia da Cueira e Moreré, a Ilha de Boipeba também conta com a Boca da Barra, onde fica localizada a maioria das pousadas da região, a do Outeiro, que tem areias de cascalho e piscinas naturais incríveis, a das Pedrinhas, que abriga uma variação de belas pedras, a Tassimirim, ideal para os que gostam de fazer snork, a de Bainema, com vastos coqueirais, e a Ponta dos Castelhanos, ótima para os que gostem de mergulhar.

As melhores áreas de hospedagem

A Ilha de Boipeba conta com variados estilos de hotéis e pousadas.

Desde opções luxuosas como a Pousada Mangabeiras, locais mais silenciosos, iguais a Rhydayam, e aquelas próximas à beira-mar igual à Canoa Nativa.

Todas dentro das preferências de cada cliente. É bom lembrar de fazer a reserva com antecedência e que os preços variam entre a baixa e alta temporada.

A culinária na Vila de Boipeba

Se você deseja provar da culinária local gastando pouco, a Vila de Boipeba oferece opções de todos os gostos.

Desde moquecas e ensopados de camarão, no Panela de Barro e Jorge Som, até crepes deliciosos com sabores diferentes na creperia Casa Na Moa.

Há também o restaurante italiano Varanda que apresenta a opção de vinhos e champanhes.

As festas populares celebradas na ilha

A Ilha de Boipeba tem festividades ao longo do ano muito características de preservação cultural.

Um exemplo disso é a Festa de Iemanjá que ocorre todo dia 02 de fevereiro.

Também as festas de São Cosme e Damião (27 de setembro), a do Divino Espírito Santo (entre maio e junho), a que celebra o dia da consciência negra (20 de novembro), as tradições festivas ocorridas em junho e o Réveillon.

Como você percebeu ao longo deste artigo, a Ilha do Boipeba é encantadora e vale muito a pena investir em conhecer esse local.

Logo, conte com a ajuda de uma empresa especializada que auxiliará a sua chegada até tal pedaço de paraíso.

A agência Bahia Terra é especialista em oferecer diferentes transportes às principais praias da Bahia, como Salvador, Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba.

Entre em contato conosco por meio do nosso site para mais informações. Agradecemos pela sua visita e até breve!

Você também pode gostar