O que fazer em Morro de SP? Conheça os passeios imperdíveis

O que fazer em Morro de São Paulo
9 minutos para ler

Sair de casa, explorar um novo local, entrar em contato com a natureza e ter bons momentos de lazer é o que muitos lugares da Bahia podem proporcionar ao turista.

Diante de tantas opções, os indivíduos ficam curiosos em relação ao que fazer em Morro de São Paulo. Esse pequeno pedaço de paraíso é comentado por uma grande maioria e reserva programas incríveis a todos os estilos.

Aproveitar as férias com a família, vivenciar ocasiões alegres com os amigos, relaxar durante os dias de descanso que foram solicitados no trabalho, entre outras oportunidades.

Cada um desses momentos poderá ter esse destino como opção ideal. Afinal, o arquipélago, pertencente a cidade de Cairu, apresenta paisagens que deixarão qualquer indivíduo feliz da vida.

Nos tópicos abaixo daremos dicas de pontos turísticos, praias, piscinas naturais, passeios e demais monumentos contidos dentro dessa localidade. Por isso, continue conosco até o final para saber tudo o que você precisa sobre lá. Tenha uma boa leitura para depois ter uma excelente viagem!

Arquipélago de Tinharé

A cidade de Cairu é uma região que foi habitada pelos índios Aimorés em seus primórdios. Localizado a 173 km da capital, Salvador, o arquipélago de Tinharé pertence a tal local e abriga o total de 26 ilhas, onde estão as belas praias de Boipeba, Garapuá, Moreré e o Morro de São Paulo.

Considerada um dos locais mais antigos do Brasil, ela contém histórias que fascinarão qualquer turista.

Nos arredores, tem ótimos lugares para conhecer, além das fantásticas praias. Na ilha de Boipeba, por exemplo, existe o Convento Histórico de Santo Antônio, surgido em 1654, que serviu de inspiração para a construção de muitas igrejas, devido à beleza e conservação da sua arquitetura.

Uma visita a ele é uma viagem no tempo, em meio a tantas riquezas de detalhes que cada obra apresenta. Essa é primeira manifestação do barroco no nosso país e uma parada obrigatória a todos.

Morro de São Paulo

Chegar até o Morro de São Paulo requer a ajuda de catamarãs, que partem do Terminal Marítimo em frente ao Mercado Modelo, um dos principais cartões postais da cidade de Salvador. Eles estão disponíveis nos seguintes horários: 08:30, 09:00, 10:30, 13:00 e 14:30.

Quanto à sua volta, as opções são: 09:00, 11:30, 13:00 e 15:00. É preciso fazer as reservas com antecedência. As melhores embarcações são da Biotur com ar condicionado, televisão e poltronas acolchoadas.

A chegada na ilha já impressiona, pelos seus altos coqueirais e águas bem límpidas e claras. No entanto, diante de tantas novidades que um novo local pode oferecer, é necessário saber o que fazer em Morro de São Paulo.

Por isso, reservamos alguns atrativos e destinos que todos devem conhecer enquanto estiverem no lugar. Confira a seguir!

O que fazer em Morro de São Paulo?

Em Morro de São Paulo há diversas práticas e passeios que permitem um contato maior com a natureza, além da possibilidade de desfrutar das maravilhosas praias que tem na região. Veja, a seguir, algumas das atividades que você pode realizar durante sua estadia na vila.

Visitar as praias

Cada uma das praias de Morro de São Paulo tem a sua peculiaridade e elas são nomeadas de uma maneira fácil de lembrar: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta, da Gamboa, do Pontal e Garapuá.

Todas elas com diversos atrativos: possibilidade de surf, mergulhos, passeios de cavalo, de charrete ou de bicicleta. São muitas opções que agradam à personalidade de qualquer turista. Você pode fazer qualquer uma das atividades ou incluso desfrutar do ambiente com uma simples caminhada, alternando-a com refrescantes mergulhos.

Aproveitar as piscinas naturais

Existe um passeio chamado “em volta da ilha” em que é possível conferir as piscinas naturais perto dessa localização. Quem gosta de relaxar na tranquilidade das águas acabou de achar uma boa dica sobre o que fazer em Morro de São Paulo.

Com esse serviço é possível conhecer as piscinas de Moreré e Garapuá. Lá também encontrará um pitoresco bar flutuante para os que gostam de um bom aperitivo.

Conhecer os monumentos históricos na ilha

O Morro de São Paulo dispõe de monumentos históricos que, com certeza, você e toda sua família devem conhecer.

Temos a Fortaleza de Tapirandu, localizada no noroeste da Ilha de Tinharé, que foi construída sob as ordens do governador geral da época, no ano de 1630. Hoje em dia ele é considerado um patrimônio histórico nacional.

Existe também a Igreja de Nossa Senhora da Luz, com artes sacras e influência do estilo barroco, e próximo a ela o Farol, construído em 1855, onde há um mirante perto dele.

Não podemos esquecer da Fonte Grande, que foi conhecida como a maior abastecedora de água na Bahia durante o período colonial.

Dar um passeio na vila

Além de conhecer os monumentos históricos da vila enquanto passeia pelas suas rústicas ruas, a simpática vila de Morro de São Paulo conta com lojas de artesanato e diversas atrações culturais para os mais variados gostos que acontecem todas as quartas-feiras no teatro. 

Todo dia após as 18h, na praça Aureliano Lima, tem uma feirinha de artesanato e curiosas barracas que oferecem diversos artigos típicos.

Na vila você também encontrará uma variedade de opções gastronômicas, que complementarão seu animado passeio qualquer belo final de tarde.

Assistir ao pôr do sol

O pôr do sol em Morro de São Paulo é um espetáculo imperdível que vale a pena apreciar de diferentes ângulos.

Você pode escolher um lugar diferente para apreciá-lo cada dia durante sua estadia. O Mirante do Farol ou o Forte do Morro, por exemplo, ou também pode escolher um lugar onde além do pôr do sol possa apreciar uma refrescante bebida, como a Toca do Morcego ou o Hotel Portaló.

Independentemente do lugar que escolher, tenha a certeza que o pôr do sol de Morro de São Paulo ficará para sempre na sua memória.

Desfrutar a vida noturna de Morro de São Paulo

O atrativo principal de Morro de São Paulo durante o dia são suas praias e ao cair a noite a vida da cidade continua e muitas vezes vai até o amanhecer.

Durante sua visita, conheça as festas e baladas em Morro de São Paulo. Praticamente tem festa toda noite, cada dia da semana a animação toma conta de um lugar diferente da ilha, são diversas experiências que se você gosta de festa, vai adorar conhecer.

Morro de São Paulo é o lugar ideal para desfrutar de noites agradáveis com gente bonita. Aqui é o lugar perfeito para aproveitar a vida noturna.

Fazer o Mangue Riders

A praia do encanto, ou Quinta praia, é o lugar ideal para quem busca paz e tranquilidade, já que por estar mais longe da vila, há menos gente por aqui.

Além disso, por aqui, você tem a oportunidade de fazer um passeio até o mangue localizado próximo ao local: o Mangue Riders. Durante esse passeio você poderá vivenciar a natureza virgem do mangue, de uma forma que dificilmente você poderá experimentar em outro lugar.

Saltar de Tirolesa

A tirolesa traz uma experiência vantajosa aos que gostam de vivenciar esse tipo de aventuras. Uma ótima oportunidade para viver a adrenalina é descer na Tirolesa do Morro, com 57 metros de altura, vai do Farol até a Primeira praia.

Aos que não gostam de atividades muito radicais, lá também tem o Mirante, que é um lugar que rende ótimas fotos.

Observar as baleias jubarte

Quer mais contato com a natureza? Então não deixe de conferir a observação de baleias jubarte, pois elas migram até aqui para dar à luz seus filhotes. Esses animais se acasalam, se alimentam e têm os filhos enquanto estão no Brasil.

Tal fenômeno começa em julho e termina em setembro. Uma grande chance de ver a vida marinha em ação!

Tomar um banho de argila na praia da Gamboa

A praia da Gamboa está localizada aproximadamente a 1700 metros da vila e lá, além do paredão de argila ótimo para hidratar e purificar a pele, você pode desfrutar das deliciosas águas calmas.

Para chegar, você pode ir caminhando por uma trilha ou ir de barco. A praia conta com uma ótima infraestrutura para você degustar alguma especialidade local enquanto aproveita o lugar.

Fazer um passeio até a Ilha de Boipeba

Agora que você viu o que fazer em Morro de São Paulo, não pode deixar de conferir um outro cenário paradisíaco localizado bem próximo dali: a Ilha de Boipeba, considerada pela Unesco um patrimônio da humanidade.

Ela pertence ao bioma da mata atlântica e dispõe de várias espécies de árvores. Essa é outra maneira de conhecer os encantos que a Bahia reserva ao turista.

Ela guarda dentro si praias fascinantes: Boca da Barra, do Outeiro, das Pedrinhas, Tassimirim, Bainema e da Ponta dos Castelhanos.

Lá tem celebrações que exaltam a cultura popular e pontos atrativos como o Museu dos Ossos e um restaurante conhecido mundialmente de um proprietário chamado Guido da Lagosta, com pratos deliciosos dessa iguaria.

A melhor forma de conhecer a Ilha de Boipeba estando hospedado em Morro de São Paulo é fazendo o passeio volta ilha.

Como você percebeu ao longo deste artigo, são tantas opções que o turista acaba sem saber o que fazer em Morro de São Paulo. No entanto, a ajuda de uma equipe especializada fará com que sua viagem seja aproveitada com maior segurança e bem-estar.

A agência Bahia Terra oferece transportes e passeios para várias localidades do estado, principalmente as que foram apresentadas aqui neste texto. Por isso, entre contato conosco por meio do nosso site e reserve o seu momento de lazer com seus familiares e amigos. Agradecemos pela sua visita e até breve!

Você também pode gostar