O que fazer em Morro de São Paulo com chuva? Confira 4 opções

6 minutos para ler

A baixa temporada é um período que muitos viajantes escolhem para levar a família ou amigos a um lugar novo, a fim de passar as férias ou um feriado estendido. No entanto, na ocasião do seu planejamento de viagem, surge uma questão que pode ser muito crítica: o que fazer em Morro de São Paulo com chuva?

Apesar da presença do sol ser um fator que contribui na realização de passeios e visitas às diversas belezas naturais que a ilha oferece, a ausência dele não significa que você não poderá tirar proveito desse destino, que é encantador até nesse tipo de situação. Por isso, é bom ficar de olho em algumas dicas e explorar coisas interessantes presentes nessa localidade.

Nos tópicos abaixo daremos sugestões àqueles que estão à procura de soluções diante de uma mudança climática repentina ou já estão se prevenindo de tal acontecimento. Portanto, continue conosco até o final e tenha uma ótima leitura!

A importância de deixar a viagem planejada

Imprevistos e contratempos sempre podem acontecer durante uma viagem e todos devem ter em mente que é necessário se precaver de certas situações. Afinal, o tempo que foi reservado para curtir o seu descanso precisa ser bem aproveitado e é interessante criar um planejamento a fim de aproveitar tudo o que aquela localidade proporciona.

Saber o que fazer em Morro de São Paulo com chuva permite que o turista desenvolva sua criatividade e tenha conhecimento de outros atrativos que a ilha oferece. Portanto, não se desanime ao perceber que o clima não está favorável ao banho de mar nas peculiares praias que esta região pertencente ao município de Cairu dispõe aos turistas. Há diversos tipos de diversão dentro dela!

As opções para aproveitar Morro de São Paulo com Chuva

O período de chuvas normalmente ocorre nos meses em que acontece o inverno aqui no nosso país, ou seja, entre maio e junho. Apesar desse fator, muitos costumam aproveitar tal ocasião por se tratar da baixa temporada, onde os estabelecimentos que oferecem hospedagem têm pacotes de reservas com preços mais econômicos, bares ficam menos disputados e restaurantes com poucas pessoas nas mesas.

Com o intuito de ajudar você a saber o que fazer em Morro de São Paulo com chuva, reservamos 5 dicas nos tópicos a seguir que, com certeza, farão com que sua viagem possa ser bem aproveitada dentro da ilha. Confira!

1. Visitar a Fortaleza Tapirandú

O centro da ilha tem monumentos históricos que fizeram parte da história do Brasil. Um deles é a Fortaleza Tapirandú, que foi construída no tempo da colonização no intuito de proteger a região e os nativos de roubos de mercadorias e dos ataques sofridos pelos holandeses. Sua obra foi iniciada em 1630 e ele dispõe de 678 metros de extensão.

Apesar do Morro de São Paulo ser conhecido por ser um local de altos coqueirais, areais claras e águas cristalinas, essa é uma das ilhas do arquipélago de Tinharé que carrega fatos muitos importantes do período colonial do nosso país. Dentro desse mesmo monumento existe, desde 2017, o Museu de Território do Forte onde o turista pode fazer uma visita gratuita das 9h às 18h30.

2. Conhecer a Igreja Nossa Senhora da Luz

Reconhecida como patrimônio histórico, a Igreja Nossa Senhora da Luz é um importante monumento da ilha e uma boa opção ao escolher o que fazer em Morro de São Paulo com chuva. Ela começou a ser construída no ano de 1628 e foi finalizada em 1845, na terceira etapa de sua obra. O seu estilo é predominantemente barroco e a escolha do nome foi em homenagem à padroeira de lá.

várias imagens sacras dentro dela e em seu chão estão algumas lápides de antigos moradores sendo o mais antigo datado em 1869. Ela foi uma substituição de uma outra que existia perto do Farol, outro ponto turístico da cidade que foi criado em 1848 e finalizado em 1855 para facilitar a chegada de marinheiros até aquele local da Bahia.

3. Conferir a feira de artesanato da ilha

Localizada na Praça Aureliano Lima, a feira de artesanato da ilha é um dos atrativos aos que desejam saber o que fazer em Morro de São Paulo com chuva. Ela é montada no início da noite e dispõem de variadas opções de peças feitas pelos artesãos do local. É interessante comprar tais itens como forma de presentear alguém que você lembrou durante a viagem.

Perto dali é possível conferir a Fonte Grande, um dos maiores sistemas de abastecimento de água criado em 1746. Este é outro monumento histórico presente nessa região. Um fato curioso é que antigos moradores costumavam tomar banhos coletivos nela, pois era uma alternativa de realizar o processo de higiene pessoal devido à ausência de água encanada.

4. Aproveitar o local de hospedagem

Enquanto você pensa em várias alternativas para saber o que fazer em Morro de São Paulo com chuva, não se pode esquecer de um dos seus principais objetivos em tirar férias ou aproveitar os de feriado na ilha: descansar. Sua mente e seu corpo precisam de sossego, uma vez que sabemos o quanto a rotina de trabalho é muito corrida e as metas corporativas e pessoais dependem de foco e determinação.

Por isso, reserve um tempo de descanso: tire um cochilo, assista filmes, veja uma série que não foi possível ver até então ou leia aquele livro que está há um longo período pendente e só em ocasiões iguais a essa a leitura torna-se propícia. Se tiver com amigos, procure serviços de diversão disponíveis no hotel ou pousada que vocês estão ou conheça o restaurante caso o local disponha de um.

Como você percebeu ao longo deste artigo, há várias opções relacionadas ao objetivo de saber o que fazer em Morro de São Paulo com chuva. Por isso, não deixe de levar em consideração nossas dicas, pois a ilha é um lugar ótimo em qualquer ocasião do ano.

Gostou deste conteúdo? Então continue conosco e descubra alguns dos restaurantes mais conhecidos de Morro de São Paulo que você pode conhecer em períodos chuvosos.

Você também pode gostar