Morro de São Paulo: tudo o que você precisa saber para sua viagem!

12 minutos para ler

Morro de São Paulo é um dos muitos lugares emblemáticos da Bahia. Por isso, todos que escolhem o estado para passar as férias precisam incluí-lo na sua programação de viagem! Bem mais que um destino paradisíaco aos que desejam ter momentos de descontração e lazer com familiares e amigos, o local tem muita história e singularidades para apresentar aos seus visitantes.

Essa região do litoral já foi habitada pelos índios tupinambás no século XVI. Sua localização geográfica foi muito estratégica durante o período colonial, e é por isso que há tantos monumentos antigos — muitos considerados patrimônios nacionais. Assim, além de belas praias, os turistas encontram em Morro de São Paulo diversas atrações culturais.

Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre Morro de SP: onde fica, de que maneira é possível chegar, hospedagem, restaurantes, passeios, pontos históricos e demais informações sobre esse verdadeiro paraíso brasileiro que é altamente preservado. Boa leitura!

Morro de São Paulo Farol
Maravilha de vista do Morro de São Paulo

Onde fica Morro de São Paulo?

Localizado na Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo pertence ao município de Cairu, que fica em uma região conhecida como Costa do Dendê. Além de Cairu, esse trecho do litoral baiano abrange os municípios de Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Morro de São Paulo fica a cerca de 80 km ao sul do Aeroporto de Salvador.

Como Chegar Morro de Sao Paulo
Catamarã para chegar em Morro de sp

Como chegar em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é muito popular entre brasileiros e estrangeiros, que escolhem esse destino devido a suas águas limpas, areias claras e altos coqueirais. Para desfrutar desse belo local, seja em uma pousada ou em uma barraca de camping, é preciso ter atenção às informações sobre como chegar. Então, veja abaixo os principais meios de transporte para Morro de São Paulo.

Catamarã

Os catamarãs que levam os turistas até Morro de São Paulo estão localizados em frente a um famoso cartão postal da Bahia: o Mercado Modelo, em Salvador. Esse importante prédio foi erguido no ano de 1861 e contém vários boxes que dispõem de artigos para a casa, restaurantes, além de artesanatos e demais atrações culturais, como rodas de capoeira.

A travessia de catamarã dura em torno de duas horas, mas depende das condições do tempo. Se houver vento forte e chuva, o trajeto pode durar mais. Os horários do catamarã partindo da capital são 08:30, 09:00, 10:30, 13:00 e 14:30, todos os dias. Para voltar a Salvador, as embarcações saem de Morro de São Paulo nos seguintes horários: 09:00, 11:30, 13:00 e 15:00. Informações sobre preços e reservas podem ser consultadas aqui.

Há também a possibilidade de travessia por lanchas, serviço com valores entre R$13 e R$27, e traslados oferecidos por companhias de turismo em horários alternativos. No entanto, é necessário fazer as reservas com antecedência e especificar o número de pessoas que estarão no transporte.

Veja as regras de embarque do catamarã. E para se dar bem na programação da sua viagem leia tudo sobre o catamarã para Morro de São Paulo.

Semi-terrestre

Essa é uma opção para os turistas que chegam de viagem e desejam se deslocar do Aeroporto de Salvador até Morro de São Paulo. No entanto, o transporte terrestre encerra sua participação nas redondezas do Mercado Modelo, porque de lá em diante o caminho é por via marítima. Também é possível contratar esse tipo de traslado a partir do hotel em que você estiver hospedado na capital.

O semi-terrestre que sai do Terminal de Salvador, o percurso é um pouco diferente: pega-se um barco convencional que conduz até a Ilha de Itaparica, em um trajeto que leva em torno de 40 minutos. Ainda em Mar Grande, é preciso pegar um ônibus ou van que leva ao atracadouro de Bom Jardim, localizado na cidade de Valença, e de lá embarcar em uma lancha para Morro de São Paulo.

Táxi aéreo

Uma das maneiras mais rápidas de chegar até Morro de São Paulo é de avião ou helicóptero. Normalmente, os voos acontecem quando um número mínimo de passageiros é atingido. Logo, é preciso reservar com antecedência informando a quantidade de pessoas no seu grupo. O táxi aéreo é disponibilizado no Aeroporto de Salvador.

Terrestre

Só há duas maneiras de chegar de fato a Morro de São Paulo: por transporte marítimo ou aéreo. Aos que optam por usar o carro para realizar a viagem, o trajeto até a cidade de Valença ou até o Mercado Modelo, em Salvador, são os mais aconselháveis. De lá em diante, basta seguir as instruções já apresentadas nos tópicos anteriores.

Saiba quanto custa ir de Salvador para Morro de São Paulo, dicas de valores, horários e o melhor roteiro para chegar na ilha.

Onde se hospedar?

Morro de São Paulo tem muitos lugares bonitos, restaurantes, passeios e praias. Logo, fica muito difícil aproveitar tudo em um único dia. Pensando nisso, mostraremos a seguir algumas opções de hotéis e pousadas em Morro de São Paulo para você se hospedar e viver momentos inesquecíveis nesse lugar esplêndido na Bahia. Confira abaixo!

Pousada Passárgada

Essa pousada conta com uma ampla infraestrutura e reserva para o turista uma vista privilegiada do mar em algumas de suas acomodações e arredores. Além de poder assistir ao pôr do sol, os hóspedes têm fácil a acesso a restaurantes, bares e festas da localidade.

Localizada na Rua Caminho do Farol, perto do Cais do Porto, a pousada também conta com um restaurante, chamado Bossa Nova Bistrô, caso o cliente não queira se deslocar na hora de fazer suas refeições. O estabelecimento serve o melhor da cozinha italiana, mediterrânea e demais receitas que envolvem frutos do mar. Os quartos são bastante diferentes entre si — alguns têm jacuzzi dentro, outros estão próximos à piscina.

O local tem tarifas que diferenciam os preços conforme a baixa e a alta temporada, a fim de que os visitantes tenham um ótimo custo-benefício. Pacotes e ofertas especiais podem ser contratados. Para mais informações, é preciso entrar em contato com a administração do estabelecimento.

Pousada da Torre

Localizada na segunda praia de Morro de São Paulo, a Pousada da Torre tem uma estrutura surpreendente que proporciona conforto e tranquilidade a todos os que desejam usufruir dos seus serviços. Ela também conta com um restaurante, chamado Corsário, que tem uma vista panorâmica de tirar o fôlego e o melhor da gastronomia nacional e internacional.

Piscina, hidromassagem, deck, sauna a vapor e um espaço para drinks são alguns dos atrativos que essa pousada oferece aos turistas. Suas acomodações variam entre quartos em que é possível ver o mar e outros que são próximos ao jardim. Todos dispõem de Wi-fi grátis e TV a cabo. As reservas podem ser feitas por meio do site.

Porto do Zimbo

Gosta de piscinas naturais? A maré baixa em Morro de São Paulo proporciona esse fenômeno, que rende fotos maravilhosas para os turistas. Para ficar perto delas, uma sugestão de hospedagem é o hotel Porto do Zimbo. São cinco opções de quartos muito bem decorados com peças de artistas brasileiros e artesanato local.

As reservas e demais informações sobre os serviços podem ser consultadas pelo site ou por meio do número de Whatsapp. O hotel ainda dispõe de piscina, restaurante e acesso gratuito à internet. O endereço é na Rua da Prainha, em frente à quarta praia.

Vila dos Orixás

Se você está à procura de um lugar intimista para se hospedar, tenha a certeza de que o hotel Vila dos Orixás é uma escolha que oferece uma experiência única. São três tipos de bangalôs, além do apartamento standard, com serviços diferentes em cada um deles.

Como é considerado um hotel romântico em Morro de São Paulo, muitos casamentos já foram realizados por lá. Esse é um local perfeito para curtir a lua de mel e jantar à luz de velas. A Vila dos Orixás dispõe de um bar, um restaurante que oferece uma variedade de refeições, spa e um espaço dedicado aos que gostam de apreciar o mar na companhia de um coquetel. Reservas devem ser feitas por meio do site.

A Fortaleza do Morro

Esse estabelecimento é ideal para aqueles que procuram por flats mobiliados em Morro de São Paulo. Fica próximo à primeira praia e a pontos principais da cidade, e é um lugar perfeito para quem viaja com a família. Tem serviço de limpeza e Wi-fi grátis, e as reservas podem ser feitas por meio do seu número de Whatsapp. Alguns quartos são de frente para o mar.

Quais passeios são imperdíveis?

O turista que visita Morro de São Paulo tem diversas opções de passeios. A caminhada pelo mangue e a Tirolesa do Morro, com 300 metros de comprimento, são atrações imperdíveis e que todos devem conferir. Além disso, pode-se observar a chegada das baleias Jubarte que buscam refúgio no Brasil a fim de dar à luz aos seus filhotes. Esse evento normalmente acontece entre os meses de julho e novembro.

Visitar os povoados de Gamboa e Garapuá também é uma opção. Porém, esses passeios só podem ser feitos no período em que a maré estiver baixa. A primeira localização fica próxima à Ponta do Curral e à praia da Argila. Algumas agências de turismo oferecem um pacote para que os visitantes possam contemplar também esses dois locais e terem bons momentos de divertimento.

Veja a seguir em detalhes alguns dos melhores passeios para fazer em Morro de São Paulo!

Passeio em volta da ilha

Se você pedir indicação sobre o melhor passeio para fazer na região, provavelmente os profissionais especializados em turismo indicarão a volta na Ilha de Tinharé. Ele passa pelas piscinas naturais de Garapuá e Moreré e faz a visitação nas praias de Boipeba, onde pode-se conhecer o centro histórico de Cairu e o bar flutuante de Canavieiras.

Praias do Morro

As praias do Morro de São Paulo são muito próximas umas das outras, e você pode se deslocar até elas com muita facilidade. Existe a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praia, que é popularmente chamada de Praia do Encanto, onde fica o manguezal. Além delas, também tem a Porto de Cima, Gamboa e Garapuá, parte dos passeios citados no tópico anterior.

Mirante da Tirolesa e monumentos históricos

Morro de São Paulo tem monumentos históricos que contam muito da história da Ilha, como a Fortaleza de Tapirandu, um patrimônio histórico nacional. Além dela, há também a Igreja de Nossa Senhora da Luz, que existe desde 1845, e a Fonte Grande, que foi o maior sistema de abastecimento de água no período colonial da Bahia.

Também vale a pena visitar o Farol, construído em 1855, e o Mirante da Tirolesa. Esse local tem uma vista incrível da primeira praia, onde você pode tirar ótimas fotos e dividir esses momentos com seus amigos nas redes sociais.

Passeios na vila

A vila conta com lojas de artesanato e atrações culturais, como peças teatrais, apresentações musicais e declamações de poesia realizadas no Teatro do Morro de São Paulo. Isso sem contar as festas que ocorrem no período da noite — desde as baladas com DJs até a reunião de um grupo de pessoas ao redor de uma fogueira. Há opções de divertimento para todos os estilos.

Onde comer em Morro de São Paulo?

Os restaurantes de Morro de São Paulo atendem a todos os gostos e preferências. Se você deseja degustar um bom acarajé, é só ir à Rua Caminho da Praia e procurar pela barraca do Braz.

Quer comer sushi? O Casarão Restaurante atende tal pedido. Agora, caso queira um lugar tranquilo para curtir um momento a dois, o Resto Toca é a melhor indicação.

Como realizar traslado?

O traslado para o Morro de São Paulo deve ser visto antecipadamente, pois trata-se de um destino muito procurado durante todo o ano. O ideal é você e seu grupo planejarem todos esses detalhes antes de começar a viagem. Para fazer um bom roteiro, a dica é reunir informações completas sobre aluguel de transporte, onde comer, beber e realizar os passeios de sua preferência.

Com tudo organizado para a sua viagem ao Morro de São Paulo, você certamente viverá momentos inesquecíveis nesse grande paraíso baiano.

Para ajudar você a planejar suas próximas férias, confira nosso post sobre as melhores praias em Morro de São Paulo e veja as características de cada uma. Agradecemos pela sua visita e até a próxima!

Você também pode gostar