Litoral baiano: saiba quais são suas principais curiosidades

4 minutos para ler

O litoral baiano é recheado de encantos e lugares atrativos que trarão mais diversão e cultura a sua viagem. Seja ela feita com amigos ou com a sua família, opções não faltam para promover o divertimento nas férias ou em um feriado prolongado.

Além de escolher as melhores localidades que estarão presentes no seu planejamento até tal destino, é importante conhecer algumas curiosidades e peculiaridades que despertarão sua curiosidade em prestigiar essa parte da Bahia.

Portanto, continue aqui conosco, pois mostraremos nos tópicos abaixo alguns exemplos que com certeza não podem passar despercebidos por você. Por isso, fique atento a essas informações e tenha uma boa leitura!

As particularidades das praias do litoral baiano

Entre belezas naturais e paisagens deslumbrantes, algumas praias do litoral baiano reservam curiosidades que agregaram ainda mais valor às viagens dos turistas. Conheça alguma delas nos tópicos abaixo.

Ilha de Boipeba

Além de ser uma das regiões mais bonitas do litoral baiano, a Ilha de Boipeba é considerada pela Unesco como um patrimônio da humanidade. Entre sua riqueza de espécies pertencentes à Mata Atlântica, o lugar promove festas de muito valor cultural.

Entre suas particularidades está o Museu de Ossos, que abriga diversas ossadas de baleias e de diferentes tipos de peixes. O local é administrado pelo Tavinho, popularmente conhecido por Mister Cabeludo. Localizada na Rua Ribeirinho, a chegada a tal localidade pode ser feita via táxi aéreo ou por meio do catamarã.

Porto Seguro

Com a chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, muitos eventos aconteceram que ficarão para sempre marcados na história do nosso país. Entre eles está o fato de que primeira missa foi celebrada ocorreu em famoso destino do litoral baiano: Porto Seguro.

A região dispõe de piscinas naturais que são ótimas no período da maré baixa e outras praias com belezas inigualáveis. Uma ótima opção de divertimento que pode ser conferida com a família ou com amigos.

Morro de São Paulo

Você já ouviu falar da Costa do Dendê? Ela é uma região que abriga muitas ilhas, rios, cachoeiras e demais belezas naturais que só a Bahia tem. Entre elas está o Morro de São Paulo, importante localidade que recebe turistas de todas as partes do mundo durante o ano.

Não podemos citar esse local do litoral baiano sem mencionar a peculiaridade das praias desta ilha. Há opções destinadas a todos os públicos. Aos que gostam de muita gente ao redor e muita badalação, a segunda praia é o point ideal. Já os que querem praticar o surf e outros esportes radicais, a primeira praia apresenta águas propícias a essa prática.

Há também a quarta praia, considerada a mais deserta de lá, e a Prainha do forte, um lugar bastante aconchegante perto de um dos monumentos históricos que muitos desejam conhecer: a Fortaleza de Tapirandu, um patrimônio histórico reconhecido nacionalmente. O principal deslocamento até tal destino é feito por meio de catamarãs localizados em frente ao Mercado Modelo.

Praias com sedes do Projeto Tamar

O turismo de observação permite aos turistas uma percepção maior de como é a rotina de algumas espécies e o que pode ser feito para ajudar na preservação delas. Existem duas localidades que dispõem desse serviço: Arembepe e a Praia do Forte.

Ambas têm sedes do Projeto Tamar, uma importante iniciativa que tem o intuito de preservar e fazer pesquisas relacionadas às tartarugas marinhas.

Durante este artigo, você ficou por dentro de algumas curiosidades e peculiaridades do litoral baiano. Logo, escolha aquela que mais o atraiu e conheça de perto os principais pontos que tornam esses lugares tão importantes.

Continue conosco e leia este artigo que fala sobre quais são as 6 praias mais bonitas da Bahia e como você pode planejar a sua próxima viagem até elas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário