Descubra o ecoturismo na Bahia e os lugares mais lindos para explorar

7 minutos para ler

Hoje em dia, a sustentabilidade e os assuntos relacionados ao impacto ambiental são temas de muitas pautas de reuniões corporativas. O ser humano finalmente entendeu que é preciso preservar os bens naturais e respeitar outros seres do planeta. Com foco nesse mercado, surgiram diversas opções de ecoturismo na Bahia.

Esses programas são ótimos aos que querem entrar em contato e conhecer o cotidiano de determinadas espécies. Eles representam também uma forma de propagar a conscientização e fazer com que mais pessoas participem de um estilo de vida focado nos bons hábitos e no comprometimento com o desenvolvimento de uma cultura de valorização do meio ambiente.

Se você quer saber como é possível usar seu tempo livre junto às belezas que pertencem à Mata Atlântica, não deixe de conferir o que separamos nos tópicos abaixo. Temos alguns exemplos de lugares que encantarão seu período de férias ou seu feriado prolongado. Portanto, continue conosco e boa leitura!

O conceito de ecoturismo

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegaram à concepção de que os focos dos segmentos deles provocariam uma integração muito agradável e propiciariam uma nova forma de conhecer lugares novos e de diminuir os riscos ou prejuízos no ecossistema.

Foi nesse intuito que, na década de 1980, surgiu o termo ecoturismo. Foi necessário o treinamento de vários profissionais da área para que as práticas ecoturísticas fossem compartilhadas com o público que deseja investir nesse tipo de atividade. Muitas empresas com esse propósito surgiram em todo o Brasil e, hoje, temos uma vasta opção de ecoturismo na Bahia.

Contudo, vamos ao significado dessa palavra: trata-se de um segmento que dispõe de atividades turísticas que buscam a preservação do patrimônio cultural e natural com foco na sustentabilidade e no respeito à natureza e a todos os seres que nela habitam.

Como toda proposta, uma boa divulgação precisaria ser feita e engajada em campanhas que atingissem o público-alvo. A visibilidade e a forte procura vieram com a ajuda da Rio 92, ou Cúpula da Terra, que começou o processo de implementação de ações que fizessem tais propostas serem concretizadas. Atualmente, esses projetos seguem firmes sempre em busca de mais interessados.

A importância de praticar o ecoturismo

Não podemos fechar os olhos para a realidade que nos cerca — poluição em rios muito importantes de diferentes estados, grandes quantidades de lixos em lugares movimentados, várias espécies entrando em extinção e outros maus hábitos do ser humano que, infelizmente, só ajudam a intensificar cada vez mais esse cenário que se tornou caótico e nem um pouco agradável.

Muitas são as pessoas que têm o costume de viajar e conhecer novos destinos ao redor do Brasil e do mundo. No entanto, se fizermos uma reflexão profunda, veremos que a falta de conscientização delas quanto aos cuidados ambientais leva à permanência de práticas que em nada colaboram para mudar a situação em que o planeta se encontra.

O desastre ambiental ocorrido em 2019, resultado do fato de diversas praias do nordeste terem sido interditadas em um determinado período, gerou terríveis consequências à natureza e foi considerado uma grande tragédia. Portanto, não devemos esperar que algo assim aconteça novamente. É necessário buscar conhecimento e dar valor aos bons costumes de preservação.

Com os programas de ecoturismo na Bahia, o turista e o grupo que ele trouxer na viagem terão a oportunidade de visitar ambientes incríveis no litoral baiano com todo o cuidado e a atenção necessários. Além disso, essas visitas são uma rica fonte de estudo social, cultural e também econômico, porque o princípio da ecologia e das novas alternativas conscientes será apresentado como uma boa solução.

Os melhores lugares para o ecoturismo na Bahia

Até agora, você percebeu o quanto é importante fazer algumas mudanças de hábitos e criar uma consciência de respeito ao meio ambiente. Tenha certeza de que os programas de ecoturismo na Bahia inspirarão o turista a engajar nesse propósito e a ver a quantidade de belezas naturais que o estado apresenta e que necessitam de preservação. Veja alguns desses destinos nos subtópicos abaixo.

Chapada Diamantina

Falar de ecoturismo na Bahia e não citar a Chapada Diamantina é um grande descuido. Afinal, ela dispõe de vários ambientes em que o turista ficará impressionado com a exuberância do local. São várias cachoeiras, nascentes de rios, grutas e lugares muito bonitos onde é possível assistir ao pôr do sol, tirar diversas fotos e viver momentos de contemplação.

Há turistas que gostam muito de fazer trilhas por lá, com a ajuda de guias turísticos, no intuito de conhecer todas essas belezas e de aproveitar ao máximo a localidade sempre com os cuidados e a atenção necessários. Entre os passeios, podemos indicar a visita ao Alto do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Capão, o Morro do Castelo e o inesquecível Poço Azul.

Morro de São Paulo

Localizado na Ilha de Tinharé, que faz parte da zona turística da Costa do Dendê, o Morro de São Paulo, assim como as localidades vizinhas, tem muitas belezas naturais que deixarão o turista encantado. Ele fica a 120 km de Salvador e a principal forma de chegar até o local é por meio dos catamarãs que ficam localizados próximos ao Mercado Modelo.

São diversas praias, restaurantes e pousadas de diferentes valores e tamanhos. Essa é uma opção de ecoturismo na Bahia porque, nos arredores, na Praia do Encanto, a quinta desde a sequência numérica delas, tem uma área de preservação ambiental que buscar valorizar a fauna e a flora que pertencem à Mata Atlântica. É um lugar muito diversificado e que surpreende a todos.

Boipeba

O Morro de São Paulo pertence ao município de Cairu, assim como a Ilha de Boipeba, opção vizinha para o ecoturismo na Bahia. Considerada pela Unesco como um patrimônio da humanidade, essa localidade dispõe de uma riqueza de espécies pertencente à Mata Atlântica. Ela também é um ótimo destino aos que viajam com crianças.

Durante os meses de julho e outubro, ocorre um importante programa por lá de turismo de observação. Trata-se da chegada das baleias jubarte ao litoral no intuito de darem à luz os filhotes delas. Elas têm 16 metros de comprimento e pesam 40 toneladas. Cerca de 20 mil animais dessa espécie chegam ao Brasil nesse período. Uma oportunidade única!

Durante este artigo, você entendeu a importância de preservar o meio ambiente e de dar valor aos programas de ecoturismo na Bahia. Portanto, coloque esses destinos no seu planejamento de viagem para as próximas férias e conte com um serviço de aluguel de transporte que o ajudará na condução até esses lugares.

A agência Bahia Terra dispõe do serviço de aluguel de transportes a vários locais da Bahia. Entre em contato conosco por meio do nosso site e marque sua viagem!

Você também pode gostar

Deixe um comentário