As principais curiosidades sobre a Bahia que você precisa conhecer!

4 minutos para ler

Todo lugar tem histórias interessantes a serem contadas que inspiram as pessoas e as fazem ter empatia por certos indivíduos que nem sempre são parte do nosso convívio. Hoje mostraremos aqui neste artigo algumas das curiosidades sobre a Bahia.

A história desse estado mistura-se com a do Brasil. Afinal, foi em solo baiano que a colonização europeia deu início e fez de Salvador a primeira capital deste país. São memórias que jamais serão esquecidas e que engrandecem ainda mais o patrimônio cultural dela.

Nos tópicos abaixo você terá conhecimento de alguns fatos curiosos e conhecerá destinos muito frequentados por diversos turistas ao redor do mundo e que podem trazer muita diversão nas suas férias. Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

Os principais fatos curiosos da Bahia

A cidade de Salvador foi a capital do Brasil de 1549 até 1763. Logo, comemora-se tanto o feriado de 07 de setembro quanto o da Independência da Bahia que ocorre no dia 02 de julho. Veja abaixo outras curiosidades sobre o estado.

Acarajé

Bem mais que um dos pratos típicos, o preparo do acarajé é o principal ofício das quase 5 mil baianas existentes na Bahia. Além de um memorial dedicado a elas, essa é uma profissão regulamentada e foi considerada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um bem cultural imaterial.

Religiões afro-brasileiras

Entre tantas curiosidades sobre a Bahia, não podemos deixar de destacar o fato de que ela abriga um grande número de praticantes de religiões afro-brasileiras. O acarajé, por exemplo, é uma das comidas usadas na oferenda para determinados orixás, seguindo uma certa restrição no tamanho e no formato deles.

Cacau

Você sabia que este estado abriga uma grande produção de cacau? Cerca de 90% dele é cultivado em solo baiano. Além desse produto, uma das curiosidades da Bahia é que ela também é considerada a maior produtora de feijão, mandioca, coco e mamona.

Carnaval

Considerado um dos maiores do mundo, o carnaval da Bahia existe desde o século XVIII e até hoje arrasta milhares de foliões com os seus trios elétricos apoteóticos. Blocos como o Nana Banana, Coruja, Crocodilo e o da Timbalada são as principais escolhas dos cidadãos que gostam dos festejos dessa época do ano.

População

Com quase 15 milhões de habitantes, boa parte dos seus nativos são negros e é o estado onde mais nascem crianças negras. Salvador, além de ser a maior cidade da Bahia, é a terceira no ranking das mais populosas do país.

As melhores praias da Bahia

Além de ser o estado onde nasceram grandes artista como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Daniela Mercury, a Bahia dispõe de praias encantadoras que não podem ficar de fora do seu planejamento de viagem.

Entre elas estão as que são localizadas em Morro de São Paulo, no arquipélago de Tinharé, a vizinha Barra Grande, e também as que ficam no litoral norte: a Praia de Arembepe, que abriga uma das sedes do Projeto Tamar, a Praia do Forte e a de Massarandupió.

Ao longo deste artigo você pôde conferir algumas curiosidades da Bahia e alguns dos destinos que este estado oferece. Portanto, não deixe de conhecê-la assim que você estiver de férias ou aparecer algum feriado prolongado.

Quer saber qual é melhor maneira de se preparar para esse momento? Então continue conosco e leia este artigo com 4 dicas indispensáveis para passar as férias na Bahia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário