Cânion do Xingó: O passeio imperdível para quem estiver na região!

Canion do Xingo catamara
6 minutos para ler

O sertão brasileiro pode trazer belas surpresas, uma delas e o passeio pelo Cânion do Xingó. Com um visual maravilhoso a saída vai te presentear com imagens que ficarão por sempre na sua memória.

O Brasil tem passeios maravilhosos que vão muito além das praias. A natureza está presente em todos os cantos do país, pronta para nos presentear com suas belas paisagens.

Um desses lugares maravilhosos é o Complexo Turístico do Xingó, que conta com o quinto maior cânion navegável do mundo.

O cânion surgiu com o represamento das águas do Rio São Francisco, popularmente conhecido como Velho Chico, quando foi construída a Usina Hidrelétrica do Xingo na década dos 90. O complexo onde esse belo atrativo está situado, compreende os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

Quer saber mais sobre esse exótico passeio? Então continue conosco e descubra tudo o que precisa saber para conhecer o Cânion do Xingó!

Como é feito o passeio pelo Cânion do Xingó?

O ponto de partida para o passeio pelo Cânion do Xingó é o Porto Karrancas. O porto não é só conhecido por ser a porta de entrada para esse maravilhoso programa, mas também pelo restaurante localizado nesse lugar.

Restaurante Karrancas

O restaurante Karrancas é uma ótima opção para finalizar o passeio. No local é possível apreciar uma comida boa às margens do rio. 

É um lugar amplo e rústico preparado para receber muito bem uma boa quantidade de pessoas. Você pode optar por fazer as suas refeições no restaurante ou nas mesas da parte externa.

Para o almoço você pode eleger entre pratos à la carte ou buffet self-service à vontade. Os pratos à la carte são bem servidos e no buffet à vontade você pode repetir todas as vezes que você quiser. São diversas opções de saladas e pratos quentes que poderá experimentar.

O restaurante também conta com uma boa variedade de bebidas e drinks, além das sobremesas. Tanto as bebidas como as sobremesas são pagas a parte.

Catamarã

A navegação pelo Cânion do Xingó pode ser feita de catamarã. Esse passeio tem duração aproximada de 3 horas, e geralmente as saídas são entre as 10 e 11 da manhã do Porto Karrancas.

O embarque é feito de forma organizada para que os passageiros possam se acomodar no catamarã. Quando todos os passageiros estão instalados são passadas as instruções de segurança, uma vez finalizadas a travessia começa!

O passeio conta com um guia que explica o percurso e menciona as curiosidades e informações úteis sobre os lugares pelos que a embarcação vai passando.

Durante o trajeto, a música complementa a diversão, e para quem quiser, são vendidas bebidas e petiscos durante a travessia.

O percurso de ida demora aproximadamente 1 hora, mas após meia hora de travessia nas belas e calmas águas esverdeadas, você já começa a ver as primeiras atrações. 

Os cânions começam a aparecer e vai surgindo a Pedra do Gavião, o Morro dos Macacos e a Pedra do Japonês. Pouco tempo depois surge o Paraíso do Talhado, ponto alto do programa. Finalmente o catamarã chega no Porto de Brogodó, um porto flutuante exclusivo para os turistas que fazem o passeio.

O lugar para o banho está cercado para uma maior segurança dos turistas. O banho nas águas mornas, calmas e esverdeadas do Velho Chico é uma experiência muito refrescante para quem chega até aqui.

Para quem quiser, o catamarã oferece espaguetes flutuantes para serem utilizados na água, ou se preferir pode usar os coletes salva-vidas que a embarcação proporciona.

Outra opção que realmente vale a pena de fazer no lugar é o passeio à Gruta do Talhado. O catamarã para frente à gruta, mas para chegar até ela é preciso contratar uma vaga em um dos barquinhos que levam até lá. A Gruta do Talhado tem esse nome devido a que suas paredes parecem ser talhadas a mão.

É um dos pontos mais fascinantes do passeio e não é longo, dura só uns 15 minutos. O valor para chegar até a Gruta do Talhado é em torno de R$10,00.

Quando o tempo da parada termina, todos voltam ao catamarã para iniciar o retorno até o Porto de Karrancas. A viagem de volta continua com a mesma animação e ao som de música regional.

Como chegar até o Porto Karrancas?

Existem excursões saindo de Aracajú, ou inclusive de Maceió, que fazem um bate e volta. São pelo menos 3 horas para ir e outras 3 para voltar. É um trajeto longo, portanto, a melhor opção é ir de transfer, assim você não chegará cansado e poderá aproveitar melhor o passeio.

Outra opção é ficar na cidade de Piranhas. A cidade de Piranhas é um ponto turístico por si só. Piranhas é o lugar onde Lampião e seu bando encontraram o seu final.

A cidade tem simpáticas construções históricas, são pequenas igrejas, casinhas pitorescas, dois mirantes, além dos museus. Esta bela cidade foi declarada Patrimônio Nacional, por tanto, é um atrativo que complementa a sua visita ao Complexo Turístico do Xingó.

Recomendações

O passeio pelo Cânion do Xingó é uma atividade diferente e fascinante que cada vez mais pessoas deveriam conhecer. É um programa para todas as idades, onde cada um pode aproveitar o dia de uma forma diferente, famílias, grupos de amigos, casais e viajantes sozinhos de todas as faixas etárias podem desfrutar da região e levar uma lembrança para toda a vida.

Para aproveitar o programa ainda mais, seguem algumas recomendações.

  • O lugar é naturalmente quente, portanto, utilize roupas leves e não esqueça de passar protetor solar. 
  • Outro fator importante é a hidratação, beba bastante água, e líquidos em geral, para você se manter hidratado. Dé atenção especial a crianças e idosos, já que eles são mais sensíveis à desidratação.
  • O uso do repelente também é importante, assim poderemos evitar qualquer doença decorrente da picada de mosquitos.

Gostou da saída para o Cânion do Xingó? Quando você estiver lá, vai gostar muito mais ainda.

Faça o percurso com quem pode dar segurança e garantia, reserve seu lugar para o Cânion do Xingó com a Bahia Terra e só se preocupe em curtir a sua viagem ao máximo. Entre em contato pelo WhatsApp +55 75 9 9905 9430 ou pelo email reservas@bahiaterra.com e contrate o seu passeio conosco!


Você também pode gostar

Deixe um comentário