Quando é a temporada de observação das baleias jubarte na Bahia?

4 minutos para ler

O território baiano dispõe de muitos atrativos e aqueles que escolhem esse destino para passar as férias podem contar com várias opções de lazer e experiências interessantes, iguais à observação das baleias jubarte na Bahia.

Tal evento acontece em algumas regiões do litoral em uma determinada época do ano. Logo, é interessante saber quais são esses locais no intuito de entender o processo da chegada delas ao Brasil e vivenciar algo diferente no contato com a natureza.

Nos tópicos abaixo mostraremos mais informações em relação ao assunto na intenção de que as dicas e demais fatos a serem apresentados possam ser considerados na hora de conferir tal acontecimento. Ficou curioso? Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

As características das baleias jubarte

Essa espécie de baleia pesa 40 toneladas e tem 16 metros de comprimento. Apesar do seu tamanho assustar certas pessoas, elas são animais extremamente maleáveis e estão presentes em todos os oceanos que compõem o nosso planeta.

As baleias se alimentam de krill na região da Antártida ou outras localidades polares e os seus filhotes costumam pesar 1,5 tonelada. O processo de gestação delas dura em torno de 11 meses e elas só conseguem reproduzi-los em águas quentes.

A presença das baleias jubarte na Bahia

A temporada de reprodução delas ocorre entre os meses de julho e outubro. Por precisar do contato com águas quentes para essa finalidade, elas migram até o Brasil e buscam o litoral baiano a fim de iniciar o seu processo de gestação.

Esse período despende de muitos dias porque elas devem esperar que os filhotes estejam bem desenvolvidos para só então poder voltar às suas regiões polares. Nosso país dispõe do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental que está localizado no Arquipélago de Abrolhos.

As regiões da Bahia mais propícias

A observação das baleias jubarte na Bahia ocorre em diversos locais do litoral: Praia do Forte, Salvador, no município de Itacaré e também em Morro de São Paulo, uma das ilhas que compõe o arquipélago de Tinharé, pertencente à cidade de Cairu.

São cerca de 20 mil animais dessa espécie que chegam a tais localidades. Elas enfrentam muitos riscos de encalhe e até mesmo de morte em tal transição. Muitas delas são causadas com as batidas em embarcações que estão no trajeto que cada um percorre.

No entanto, uma equipe especializada já está encarregada de evitar esses tipos de acontecimentos na chegada delas ao nosso país.

O passeio para ver as baleias jubarte na Bahia

Esse turismo de observação ocorre no período em que baleias jubarte estão na Bahia e é mediado em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, uma importante instituição que faz o monitoramento do tempo em que elas ficam aqui pelo Brasil.

O passeio é feito por meio de escunas ou flex boats, com a presença de um biólogo que orienta cada um dos turistas que desejam viver tal experiência. Afinal, é preciso entender o comportamento delas para que não exista nenhum risco durante o processo.

Todo cuidado acontece e é justificado com o fato dessa espécie já estar sendo ameaçada de extinção. Logo, é totalmente compreensível tais cuidados, a fim de que todos continuem tendo a possibilidade de ver esses animais tão encantadores e dóceis.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, a observação das baleias jubarte na Bahia é um grande acontecimento e todos que têm interesse precisam aproveitar essa oportunidade. Logo, se atente ao período em que elas estão no Brasil e conheça elas de perto.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos tenham conhecimento sobre o assunto e, quem sabe, vocês possam investir nesse passeio. Agradecemos pela sua visita e até breve!

Você também pode gostar

Deixe um comentário